Itinerário: o que é, significado, conceito e definição

Itinerário nada mais é do que um trajeto a ser percorrido. O exemplo mais comum do uso de itinerários são as empresas de transporte público, como ônibus urbano. Diariamente, milhares de pessoas usam estes serviços para realizar as suas atividades. As empresas de transporte por sua vez, definem os itinerários das linhas de ônibus, com a previsão de horário e cada ponto de parada, do início ao fim.

Para facilitar a visualização, algumas dessas empresas já publicam os itinerários de suas linhas de ônibus na internet. Um exemplo é a SPTrans, na cidade de São Paulo.

Itinerário de viagem

Itinerário não está somente relacionado com o transporte urbano. O itinerário turístico ou itinerário de viagem descreve cada ponto turístico que os visitantes devem percorrer durante determinado passeio. Exemplo: em uma viagem para o Rio de Janeiro, um itinerário turístico pode escolher passar por Copacabana, Ipanema, Cristo Redentor, Jardim Botânico e assim por diante.

Você pode criar praticamente qualquer itinerário através do aplicativo Google Maps em seu celular ou na internet. Nele você define um ponto de partida e um ponto de chegada, escolhe entre as rotas sugeridas, se vai de carro, trem, ônibus e assim por diante.