Drive thru: o que é, significado, definição e conceito

Drive thru é uma forma diminuída da expressão em inglês “drive through” que tem como tradução literal “através do carro”.

Significado de drive thru

O drive thru é uma forma de venda de produtos, geralmente alimentos, na qual o cliente faz a compra sem sair de seu carro.

No restaurante, usualmente os de fast-food, existe um local para que os clientes entrem com o carro e façam seus pedidos sem precisarem sair do veículo. Quando o pedido fica pronto, ele é entregue pela janela e o pagamento também é feito de dentro do carro.

Assim, entendemos a origem do nome drive thru: toda a operação é feita “através do carro”. O serviço, embora mais comum em restaurantes, também é oferecido por farmácias e bancos.

Diferença entre drive thru, take away e delivery

Além do drive thru, as empresas interessadas em oferecer serviços diferenciados para a entrega de seus produtos têm outras duas opções: o take away e o delivery.

Take away

Take away tem como tradução literal “levar para longe”. Nessa modalidade de serviço, o cliente faz o pedido por telefone, mensagem ou aplicativos e, então, vai até o local para buscar o produto.

A diferença do take away para o drive thru é que aqui o cliente não tem um espaço para passar com o carro, fazer o pedido e buscar o produto sem precisar descer e se dirigir a um balcão de atendimento. Ou seja, no take away o cliente faz o pedido com antecedência e, então, entra no estabelecimento para buscar os produtos.

Delivery

Delivery significa “entrega” e nessa modalidade de serviço o cliente faz o pedido por mensagem, telefone ou aplicativos e a empresa faz a entrega do produto no local escolhido pelo cliente.

A principal diferença do serviço de delivery para o take away e o drive thru, portanto, é que nesse caso a empresa fica responsável pela entrega do pedido e não o cliente.