A casa caiu: o que é e qual o significado dessa expressão popular?

A casa caiu é uma expressão utilizada quando tudo deu errado, quando as coisas não saíram como o previsto e não há mais nada que possa ser feito.

Trata-se de uma expressão popular utilizada quando algo saiu completamente do controle, fora do previsto ou não teve um bom desfecho. A casa caiu é utilizada para demonstrar frustração, espanto e inconformidade com determinado acontecimento ou situação.

Se dar mal

Quando “a casa cai” para alguém, significa que aquela pessoa se deu mal em uma determinada situação, que alguma coisa aconteceu fora do previsto. Da mesma forma, pode representar um alívio para outro desafeto, pois a pessoa foi finalmente “pega”, “descoberta” ou que uma mentira foi finalmente revelada.

Exemplos:

A direção da escola descobriu o que ele fez. A casa caiu!

Todas aquelas mentiras foram descobertas. A casa caiu!

Pego no flagra

É comum o uso da expressão quando alguém é pego no flagra e quando a mentira é revelada a todos. Como em uma traição ou até mesmo quando alguém cometeu um crime e foi descoberto.

Exemplo:

A casa caiu para ele! A mulher descobriu que ele tinha uma amante!

Casa caiu em inglês

Não há uma tradução correspondente da expressão popular “a casa caiu” para o idioma inglês, no entanto, existem outras expressões com significado semelhante. Para citar duas: screwed e hit the fan.

He got screwed and she found out about it – (Ele se ferrou quando ela descobriu tudo.)

Things hit the fan when she claimed sexual harassment against her boss – (A casa caiu quando ela acusou seu chefe de assédio sexual)