Pinto no lixo: o que é, significado, definição e conceito

Pinto no lixo é usado para descrever uma pessoa que está em estado de felicidade completa, com muita alegria ou se sente radiante, algumas vezes sem nem saber qual o real motivo para tal felicidade.

Trata-se de uma expressão popular muito utilizada no Brasil. Diz-se que uma pessoa está “feliz como um pinto no lixo” quando ela comemora, vibra e se sente feliz por uma determinada conquista ou algum acontecimento que tenha lhe favorecido.

Isabela ganhou no sorteio do shopping. Está mais feliz que pinto no lixo

Pedro passou no vestibular da universidade federal. Contente como um pinto no lixo

Estava mais feliz que um pinto no lixo na balada de ontem

Pinto no lixo é utilizado para descrever uma pessoa que está muito feliz por uma vitória pessoal, por ter alcançado um determinado objetivo em sua vida. É comum dizer que determinada pessoa “está mais feliz que um pinto no lixo” quando esta não para de vibrar e está muito satisfeita com um acontecimento.

Origem do “pinto no lixo”

Uma possível origem para a expressão “pinto no lixo” está na observação do comportamento dos pintos, ou “pintinhos” (filhotes de galinhas e galos) quando estão próximos de restos de lixo. Isto aconteceria porque eles encontrariam alimentos nestes restos ou detritos, por isso a “euforia” dos animais.