Amor verdadeiro: o que é, significado, definição e conceito

O que é amor verdadeiro?

O que é o amor verdadeiro? Você com certeza já se fez essa pergunta alguma vez na vida, seja após ler um texto, poema ou até mesmo ao se apaixonar por uma pessoa que passou pelo seu caminho.

A verdade é que se trata de um conceito simples, muito disseminado nos livros e nas novelas. Algo que só as pessoas mais românticas acreditam e esperam encontrar. Inclusive há muitas pessoas que dizem que amor verdadeiro é apenas uma utopia, mas o que vale é seguir seu coração e confiar na sua intuição.

O que é?

Amor verdadeiro é conceituado como aquele em que duas pessoas continuam a se gostar e apoiar, independentemente das situações a que são expostas. Elas entendem o quanto é importante o companheirismo em uma relação e apoiam uma a outra, sempre resistindo tranquilamente as adversidades.

Esse tipo e amor é muito ligado a ideia de eterno, de durar para sempre. Tanto que pessoas que encontram alguém com quem tem essa afinidade gostam de postar frases amor verdadeiro amor eterno em suas redes sociais ou como legenda de fotos em que estão com a pessoa amada.

Podemos ir mais longe e dizer que se trata até mesmo de questões familiares, do amor por pai e mãe, pelos filhos e irmãos. Apesar das adversidades, uma família deveria continuar de pé, com um apoiando o outro.

Apesar de ser relacionado com a ideia de amor eterno, vale comentar que o amor verdadeiro não é necessariamente para sempre. Se houve uma quebra de confiança, por exemplo, pode deixar de existir.

O tema é também relacionado a questões religiosas e a fé em Deus, quando se acredita que o criador tem amor de verdade aos seres humanos, tanto que muitas músicas gospel retratam o assunto, como em Amor Verdadeiro – Catedral, música que fala do amor de um casal e pede a benção de Deus.

Conceito e temas populares

Dentro do conceito de amor verdadeiro são encontradas várias discussões. Algumas pessoas gostam de pesquisar por frases amor verdadeiro que supera tudo, como uma forma de lembrar que esse tipo de amor resiste a qualquer coisa – ou ao menos deveria.

O tema é bastante explorado em diversos lugares, como em amor verdadeiro em poemas ou na música Amor verdadeiro – Catedral, grupo de música gospel.

Outro espaço em que você pode encontrar fotos ou frases que remetam a ideia de amor eterno ou de verdade é ao pesquisar amor verdadeiro no Tumblr.

Filme Um Amor Verdadeiro

Falar de amor é muito comum nos livros e no cinema, tanto que é possível encontrar vários filmes românticos para assistir – sozinho ou a dois.

O filme Um Amor Verdadeiro (2014) conta a história de uma escritora que irá se conhecer melhor ao receber a notícia de que sua mãe está com câncer.  A filha vai descobrir que seu pai não é tão perfeito como ela imaginava e aprenderá a valorizar mais a mãe, que tinha uma personalidade romântica e acreditava na ideia de amor de verdade.

No título original, o filme é chamado de “One True Thing”, que significa algo como “Uma coisa verdadeira”. O filme foi baseado em um livro de mesmo nome (no caso do título em inglês) escrito por Anna Quindlen.

Em relação as críticas, obteve opiniões bastante positivas e a atriz Meryl Streep foi indicada ao Óscar por sua ótima atuação.