Gratidão: o que é, conceito, definição

Gratidão é uma palavra que já faz parte do nosso vocabulário há algum tempo. Inclusive, se procurar com calma, vai encontrá-la em qualquer dicionário. O significado de gratidão esteve sempre ligado ao ato de estar grato ou agradecido por alguma situação vivida, a um sentimento positivo.

Agora, a palavra ganhou um significado mais amplo, sendo utilizada mais como uma forma de expressar agradecimento, um substituto ao “muito obrigado” e passou a fazer parte do vocabulário de muitas pessoas, inclusive na hora de fazer postagens nas redes sociais. Seja apenas uma foto ou um pedido de auxílio.

Afinal, o que é gratidão?

Para definir gratidão mais facilmente, podemos dizer que está diretamente ligada a um sentimento de reconhecimento, quando você consegue perceber uma boa ação que foi feita para você. Afinal, mesmo vivendo uma situação positiva ou ao receber ajuda de alguém, nem sempre existe o sentimento de gratidão.

No momento em que ocorre essa percepção, você se sente grato a outra pessoa, pelo que ela lhe fez. Ou, em alguns casos a própria vida, pela superação de algo ou pelo que lhe foi proporcionado. Alguns acreditam inclusive que, no momento em que existe o sentimento de gratidão, você passa a ter uma dívida (de gratidão) com outra pessoa, que poderá ser paga com um favor ou outra boa ação.

Sentimentos ligados à gratidão

Quem se sente grato a alguma pessoa ou situação experimenta uma série de outros sentimentos positivos. Estar grato é libertador e está ligado ao amor, a amizade e até mesmo a fidelidades. Muitos laços (familiares, amorosos ou de amizade) ficam ainda mais próximos quando existe gratidão entre ambas as partes.

Gratidão nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a ideia de gratidão é um pouco mais profunda, inclusive, eles têm um dia no ano para comemorar isso, o chamado Dia de Ação de Graças, no qual as famílias se reúnem e expressam sua gratidão a Deus. Está muito ligado a religião, porém, a ideia é cultivar sentimentos positivos, além de celebrar a amizade, a fidelidade e até o amor.

O termo gratidão em inglês pode ser expressado de várias formas: gratitude é o mais utilizado, mas o famoso thanks, que ouvimos como resposta e que pode ser traduzido como “muito obrigado” também expressa o ato de estar grato.

Tanto que, em inglês, o Dia de Ação de Graças, é chamado de Thanksgiving. Ao pé da letra seria algo como “dar muito obrigado” ou “dar gratidão”, por isso a ideia de que a data celebra bons momentos e agradece a tudo quem vem acontecendo naquele momento.

O termo gratidão na internet

Sabendo o que é gratidão você talvez se pergunte como essa palavra foi parar na internet e se tornou algo tão comum. Se costuma ficar atento ao que seus amigos e conhecidos postam nas redes sociais, já deve ter visto muitas fotos ou postagens com a legenda: “Gratidão”. Em muitos casos, apenas o termo aparece, sem nenhuma explicação posterior.

Neste caso, as pessoas querem expressar o quanto se sentem gratas por mais um dia de vida, por um momento bom que estão vivendo ou até por um novo ciclo que se inicia. Ao invés de colocar uma frase longa que inclua um “muito obrigada” ou apenas “obrigada”, a palavra gratidão entra no lugar, com o intuito de expressar esse agradecimento.

E se os posts de redes sociais que você viu solicitam ajuda para encontrar algo, você já deve ter reparado que, ao final do texto, é utilizado a palavra gratidão, da mesma forma, o termo aparece quando a pessoa em questão consegue respostas adequadas àquilo que precisava.

Agora você já sabe o que significa gratidão! E aí, pelo que você se sente grato hoje?