Best seller: o que é, significado, definição e conceito

Best seller ou best-seller é um termo da língua inglesa que significa o mais vendido em inglês. Um best seller é um livro que está entre os mais vendidos dentre aqueles que foram classificados os mais populares em determinada região (conhecidos como literatura de massa). Geralmente, qualquer livro que bata recordes de vendas pode ser considerado pelo mercado editorial como um best seller. Este termo é usado em todo o mundo e não somente nos Estados Unidos.

De início, o termo best seller era utilizado no mercado americano para classificar obras de literatura de sucesso. Depois, o best seller passou a ser usado para qualquer tipo de obra, seja ela acadêmica, auto-ajuda, obras científicas, obras acadêmicas, ficção científica, romances, histórias de suspense, entre outros.

Um best seller é de maneira geral, definido principalmente pela quantidade de vendas no mercado editorial ou até mesmo de acordo com a sua popularidade, fama que conquistou entre os leitores e até mesmo de acordo com a quantidade de traduções, adaptações e revisões que recebeu. A ampla exposição na mídia também pode ser um fator determinante para que uma obra seja considerada um best seller.

A qualidade das obras consideras como best seller, para alguns, principalmente críticos, pode ser duvidável. Para o público em geral no entanto, estes livros parecem ter boa qualidade e resolvem questões simples que as pessoas procuram. Se muito vendido, pode parecer bom.

Escrever um best seller não é uma tarefa fácil, muitos recorrem a histórias inspiradoras, histórias de filmes, documentários e até mesmo histórias inspiradas em outros livros de sucesso. Há ainda uma tendência de “copiar” um determinado best seller para atingir resultados semelhantes em vendas, alcance ou relevância.