Armageddon: o que é, significado, definição e conceito

A palavra Armageddon é grega, contudo foi traduzida do termo hebraico “har meggido” que significa “Monte de Megido”, uma cidade que pertencia ao antigo território de Israel. O local, segundo historiadores e até relatos bíblicos, teria sido palco de diversas batalhas importantes do mundo antigo.

Mas então o Armagedon não é o fim do mundo?

A palavra Armagedon aparece uma única vez na Bíblia, no livro de Apocalipse, capitulo 16, versículo 16, fazendo referência a uma batalha entre as forças do bem e do mal, lideradas por Jesus Cristo e as forças satânicas, respectivamente.

O livro fala ainda que a luta se dará contra todos aqueles que se opõem a autoridade de Deus, bem como todos os seus inimigos.

Dessa forma, o Armagedon acabou sendo relacionado a um evento de ordem apocalíptica que pode ser marcado ainda por guerras, fomes, pestes e doenças de todos os tipos, entre outros males que devem assolar a humanidade, como forma de separar o joio do trigo.

Alguns teólogos e estudiosos da bíblia, no entanto, acreditam que o Armagedon acontecerá nesse local de onde a palavra teve origem. Contudo, a grande maioria dos pesquisadores e religiosos acreditam que o Armagedon acometerá todo o planeta e não uma área especifica do globo.

Mas, apesar do que possa parecer, o Armagedon não representa o fim da humanidade ou do planeta tal qual o conhecemos hoje. Na verdade, o Armagedon será o meio com que Deus terá de purificar a Terra, deixando sobre ela somente aqueles que vivem de acordo com suas leis.

Armageddon no cinema

Em 1998 foi lançado o filme “Armageddon”, do diretor Michael Bay. O longa, que traz no elenco nomes como Bruce Willis, Ben Affleck e Liv Tayler, aborda o tema do fim do mundo e da renovação do planeta a partir de uma visão espacial.

Isso porque o filme se passa em um asteroide, onde a equipe liderada por Bruce Willis luta contra o tempo a fim de impedir que o enorme asteroide colida com a terra.

Armageddon foi um grande sucesso de bilheteria chegando a faturar mais de US$ 553 milhões. Uma curiosidade sobre o filme é que a música tema “I Don’t Want to Miss a Thing” foi gravada pela banda americana Aerosmith, cujo vocalista, Steve Tyler, é o pai da atriz principal do filme, a Liv Tyler.

Seja no cinema ou no contexto bíblico, o Armagedon é uma oportunidade para que o planeta passe a viver em uma nova realidade, redefinindo o destino humano.