Introdução: o que é, significado, definição e conceito

Introdução é uma palavra que faz parte de nossa rotina desde quando aprendemos a escrever e ainda estamos na escola. Você com certeza se lembra de ter ouvido sua professora dizer algo sobre a introdução de um texto ou de um trabalho que precisava ser entregue.

Basicamente se trata de algo bastante simples, envolve o início ou o começo de algo. Então, um livro, um trabalho escolar e até uma conversa tem introdução. Afinal, você já deve ter ouvido algo como “vamos introduzir este assunto”.

Qual é a função da introdução?

Mesmo sendo definida como “começo” ou “início”, a função deste termo pode variar e ir mais além. Em uma introdução de um trabalho escolar, seu objetivo é falar brevemente sobre o que o trabalho irá relatar, um resumo do que o aluno pesquisou e apresentou.

O assunto é então desenvolvido no desenvolvimento e ao final o estudante vai explicar o que concluiu depois daquele estudo. No caso dos trabalhos escolares, a introdução fica separada do restante do conteúdo, funcionando como um de seus tópicos. Em TCC e trabalhos acadêmicos, a ideia é a mesma.

A introdução na redação funciona um pouco diferente, e o mesmo é válido no caso dos textos e dos livros. Ela irá apresentar o assunto, mas terá que conquistar o leitor logo no começo, com algo que chame a atenção e desperte curiosidade.

Outra diferença importante é que, apesar de estudarmos que uma redação, texto ou livro precisar ter introdução, desenvolvimento e conclusão, estes três itens não são separados em tópicos, como acontece nos trabalhos acadêmicos ou escolares.

Geralmente envolve os primeiros parágrafos do texto, ou o prólogo e primeiro capítulo de um livro.

É difícil fazer uma introdução?

Tenha em mente de que a introdução nunca se trata de algo difícil. Ela é breve e expõe sem grandes detalhes o que vai ser retratado. É importante que seja simples e direta, sem enrolar ou enfeitar muito.

A explicação completa vem no desenvolvimento, pois como você já viu no tópico anterior, a função da introdução é apresentar o tema e despertar o interesse.

Por exemplo, vamos supor que você está fazendo uma pesquisa sobre cães e abre no seu computador um texto que fala sobre gatos. Logo na introdução, você sabe que está no lugar errado e não precisa continuar a ler aquele conteúdo.

Existe introdução nas conversas?

O termo introdução é também utilizado nas conversas. Na prática o fazemos sem perceber, você sempre introduz algum assunto de alguma maneira. Por exemplo, se quer falar sobre dinheiro, pode começar falando do seu trabalho, das contas do mês…

Mas na fala as pessoas também dizem que vão “introduzir determinado assunto na pauta”. Então, sim, podemos dizer que a introdução existe nas conversas. Principalmente porque se trata de um começo, início. E para conversar com alguém você precisa buscar algo para dar início ao bate-papo.

Viu como a introdução de um textoou o termo introdução em geral, é muito importante no seu cotidiano? Mas, como dito no segundo tópico, não há nada com o que se preocupar, pois se trata de algo simples e direto!