Marketing: o que é, significado, conceito e definição

O que é Marketing?

Marketing é uma palavra muito empregada na publicidade, pois está estreitamente relacionada com propaganda. No entanto, marketing, originalmente, é um termo mais amplo, englobando estratégia de vendas. Assim, marketing também é considerado o processo utilizado para determinar que produtos ou serviços de uma empresa serão os mais interessantes para o seu público alvo.

A partir de então, define-se uma estratégia para promover os produtos e/ou serviços, através de comerciais na televisão, rádio, Internet ou meios impressos, como jornal, revistas, outdoor, panfletos, etc. A estratégia de marketing pode abranger a participação em eventos para promover um produto e mesmo uma marca, além de realizar o pós-vendas.

Dessa forma, marketing serve para convencer o público alvo do valor que o produto oferece e da satisfação que proporciona ao consumidor. Portanto, profissionais que atuam nessa área atuam em uma série de etapas, como o estudo de mercado, definindo a estratégia, na publicidade, como será vendido o produto e no procedimento do pós-venda.

Marketing também pode ser o nome do curso de especialização, em geral, relacionado à publicidade ou à administração e, ainda, o nome que leva o setor de uma empresa, quando essa possui um grupo focado nesse objetivo. O marketing de uma empresa também pode ser terceirizado.

Embora seja uma ciência recente, já possui muitos teóricos, como Peter Drucker, Theodore Levitt e Jerome McCarthy. Os primeiros estudos sobre marketing são datados do pós Segunda Guerra Mundial, quando houve crescimento da concorrência e começou a se criar maneiras de atrair e lidar com seus consumidores. Nessa época, surge Walter Scott com a aplicação da psicologia na propaganda e William J. Reilly com as leis de gravitação do varejo.