Elixir: o que é, significado, definição e conceito

Elixir é um termo utilizado para designar uma poção ou preparo líquido, com base em um princípio ativo como o álcool etílico e substâncias aromáticas. A ingestão de um elixir é feita por via oral e acredita-se que a “poção” teria um sabor açucarado, além de ser confortante e balsâmica.

No sentido figurado, o elixir pode ser visto como uma bebida que possuí propriedades mágicas, milagrosas e curativas.

Na Idade Média, o elixir era então manipulado por alquimistas e segundo as crenças da época, o líquido seria capaz de transformar metais comuns em ouro, além de curar e fortalecer o corpo humano.

Elixir paregórico

É conhecido como elixir paregórico, uma tintura que é empregada para o alívio de dores intestinais, gases e dores no estômago, além de auxiliar na digestão.

Elixir de inhame

O elixir de inhame é um remédio caseiro, uma solução fitoterápica utilizada para eliminar toxinas do organismo. Entre os principais benefícios, estariam a eliminação de toxinas, limpeza da pele, alívio das inflamações nas articulações, ajuda na digestão, entre outros.

Elixir em jogos de RPG

O elixir costuma ser um item bastante comum em jogos de RPG de videogame, como forma de poção para recuperar poderes, elementos ou até a vida de um determinado personagem do jogo. Geralmente, eles podem ser conquistados através da procura no mapa ou por habilidades que podem ser conquistadas assim que os jogadores ganham níveis no decorrer do jogo. Em jogos, ou se usa o termo “elixir” ou “potion” em inglês.