Brincadeiras de Natal: conheça 12 ideias para brincar no Natal

O Natal é uma data que traz muitas festas e comemorações entre familiares, amigos e, também, colegas de trabalho. Independente do tipo de festa de Natal e de quais são as pessoas participantes, é sempre mais especial quando essas reuniões contam com momentos de diversão e interação para acompanharem as boas comidas e bebidas.

As brincadeiras de Natal são oportunidades incríveis de promover essa interação entre os convidados e aproximar as pessoas, além de proporcionarem boas risadas e momentos a serem lembrados para sempre.

Preparamos este artigo com algumas ideias de brincadeiras de Natal para alegrar ainda mais a sua comemoração! Aqui, você vai encontrar atividades para adultos, crianças, familiares e amigos. As brincadeiras são adequadas para qualquer tipo de festa e trarão um clima de alegria e diversão que combina com a energia do Natal, siga a leitura para conferir.

1. Amigo Secreto ou Amigo Oculto

Essa é a brincadeira de Natal mais tradicional, mas isso não a torna menos divertida do que as outras. O amigo secreto ou amigo oculto tem várias modalidades diferentes que fazem com que essa brincadeira seja ainda mais interessante!

2. Forma tradicional

O mais comum é que cada convidado sorteie, com antecedência, o nome de uma pessoa que será seu amigo secreto. A ideia é não contar para ninguém quem foi o sorteado! Assim, no dia da troca de presentes. Cada um descreverá seu amigo secreto, enquanto os outros participantes tentarão descobrir quem é. Uma vez descoberta, essa pessoa é presenteada e, então, chega a sua vez de descrever quem é o seu amigo secreto.

É possível inovar até mesmo na forma tradicional dessa brincadeira de Natal! Peça para os participantes descreverem seu amigo secreto com uma música, um objeto, uma fotografia, algo criativo e diferente que tenha relação com a pessoa sorteada.

3. Amigo temático

Essa é uma forma bastante interessante de amigo secreto para promover em confraternizações entre pessoas de trabalho, ou grupos que tenham uma relação de menos intimidade. Isso, porque o amigo temático define um tema para os presentes que serão entregues.

Assim, fica mais fácil escolher o que presentear! A brincadeira ocorre da mesma forma que o amigo oculto tradicional, cada pessoa deverá sortear alguém e, no dia da troca de presentes, descrever essa pessoa e entregar o presente.

Bons exemplos de temas para essa brincadeira de Natal são: chocolates, Havaianas, livros, bebidas alcoólicas, camisetas, canecas, enfim! A criatividade é sempre bem vinda na escolha do tema conforme o grupo de pessoas participantes.

4. Amigo ladrão

O amigo ladrão é uma variação muito divertida do amigo secreto, na qual o que fica secreto é o presente e não o amigo! Ela funciona da seguinte forma: todos os participantes comprarão presentes unissex e interessantes, algo que gostariam de ganhar. O embrulho dos presentes não pode indicar o que há dentro dele, a ideia é deixar o presente o mais disfarçado possível.

No dia da festa, todos os presentes trazidos serão deixados à mostra e o sorteio ocorrerá a seguir, mas ele também será diferente! Ao invés de nomes, cada participante sorteará um número e aquele que tirar o número 1 irá começar a brincadeira.

Essa pessoa, então, escolherá um dos presentes expostos e irá desembrulhar na frente de todos. A seguir, o próximo na ordem numérica poderá escolher entre roubar o presente que já foi aberto, ou escolher outro presente. A brincadeira segue dessa forma até que o último participante jogue.

5. Amigo econômico

Essa é uma brincadeira de Natal econômica e divertida. Tudo acontece da mesma forma que o amigo oculto tradicional, porém os presentes são diferentes! A ideia aqui é economizar, portanto o presente não pode ser comprado, ou deve ter um orçamento bem reduzido.

No amigo econômico, o presente pode ser uma carta, um desenho, um cartão, uma música, qualquer coisa criativa e econômica. Uma ideia legal para quem quer combinar um orçamento baixinho para essa brincadeira, é criar a regra de que todos os presentes devem ser comprados em lojas de 1,99!

6. Inimigo oculto

A ideia dessa brincadeira de Natal é tornar o amigo oculto mais engraçado a seus participantes. As regras são as mesmas da forma tradicional da brincadeira, porém os presentes devem ser engraçados, aparentemente sem utilidade ou que façam uma piada com o presenteado.

Aqui, também vale fazer piadas na hora da revelação do inimigo oculto! Tudo para tornar essa atividade ainda mais divertida.

7. Show de Talentos

Uma brincadeira de Natal diferente e muito especial é o show de talentos. Combine com os convidados de cada um apresentar algum talento durante a festa, pode ser uma apresentação de música, dança, poesia, teatro, alguma habilidade diferente, imitações, contação de histórias, qualquer forma de expressão será válida!

Promova um espaço e um momento para que cada convidado mostre o seu talento e incentive-os fazendo uma votação de qual foi a melhor apresentação. As três pessoas mais votadas podem receber um prêmio pela participação.

8. Jogo das fotografias

Essa brincadeira de Natal é uma ideia excelente para festas entre amigos e família. No jogo das fotografias, cada convidado deverá trazer uma foto impressa para formar um mural no momento da festa. As fotos devem ser relacionadas ao grupo, ou a alguma pessoa que também está participando da festa.

Você pode determinar o tema das fotos conforme o que desejar! Vale fotos divertidas, constrangedoras, engraçadas, fofas, fotos impressionantes, qualquer tema que você ache que combina com o grupo de convidados.

Assim, cada pessoa irá trazer uma foto e colocará no mural ao chegar na festa. No momento da brincadeira, reúna todos os participantes e peça para que cada um fale um pouco sobre a foto que trouxe. Vale contar sobre o momento em que a foto foi tirada, ou sobre as pessoas que estão na foto.

O jogo das fotos é uma excelente oportunidade de relembrar momentos e gerar aquele sentimento bom de nostalgia que tanto combina com os finais de ano.

9. Jogo do chapéu do papai Noel

Uma brincadeira de Natal interessante é fazer com que os convidados descubram, através do tato, o que é que tem dentro do chapéu do papai Noel. Para esse jogo, separe alguns objetos que sejam interessantes e esconda-os dos participantes.

Na hora da brincadeira, coloque um dos objetos dentro de um chapéu de papai Noel e vende os olhos do participante. Ele deverá colocar a mão dentro do chapéu e tentar adivinhar somente pelo tato qual é o objeto que está ali.

Caso o participante acerte, recompense-o com uma pequena prenda, como doces ou um cartão de Natal. Quanto mais criativos forem os objetos, mais engraçada será a brincadeira!

10. Mímica natalina

Organizar um jogo de mímica com tema de Natal pode ser uma ideia excelente para entreter convidados de todas as idades! O jogo de mímica não requer nenhum material, você deverá somente fazer uma lista de itens relacionados ao Natal para que os participantes façam gestos que os representem.

Escreva em pequenos papeis cada um dos itens para que os participantes façam o sorteio na hora da brincadeira. Algumas ideias são: papai Noel, trenó, rena, duendes, árvore de Natal, abrir presentes, peru de Natal etc. Use a criatividade para tornar a brincadeira ainda mais divertida!

Na hora da brincadeira, peça para uma pessoa sortear um papel e, então, ela deverá fazer a mímica do item sorteado. Quem adivinhar o item primeiro ganhará um ponto e sorteará o próximo item.

Faça uma tabela de pontos e dê um prêmio para o vencedor dessa brincadeira de Natal.

11. “The Voice” de Natal

Organize uma competição de karaokê, no estilo do programa de televisão The Voice, como forma de brincadeira de Natal! Escolha alguns convidados para serem os jurados e os outros participantes serão os candidatos. Você pode alugar um aparelho de karaokê para a ocasião, ou encontrar músicas na internet e improvisar o microfone. O que vale é o momento de diversão!

Uma dica é fazer com que os candidatos cantem somente músicas natalinas, assim o clima fica ainda mais especial!

12. Caça aos presentes de Natal

Um caça ao tesouros pode ser uma opção excelente para distrair a criançada da família, mas todo mundo pode participar! Organize uma verdadeira caça aos presentes do papai Noel, escolha um lugar para esconder os presentes e crie pistas para que os participantes sigam e encontrem o local.

As pistas podem conter desafios como anagramas, quebra-cabeças, charadas, qualquer ideia que torne a brincadeira mais interessante e desafiadora. Espalhe, também, algumas pistas falsas para despistar os participantes!