Book rosa: o que é, significado, definição e conceito

O termo book rosa foi trazido aos olhos do público geral de todo o Brasil pela novela “Verdades Secretas”, uma criação de Walcyr Carrasco para a Rede Globo.

A novela aborda, entre outros assuntos, a temática da prostituição de alto luxo no mundo da moda e a expressão “book rosa” ficou conhecida por causa da história da protagonista Angel, personagem interpretada pela atriz Camila Queiroz.

Siga a leitura para conhecer o significado do termo “book rosa”.

O que é a expressão “book rosa”?

Book rosa é o termo utilizado para se referir a um catálogo de fotos de pessoas que, em troca de dinheiro, presentes ou prêmios, prestam serviços sexuais. Esse tipo de book é usado por algumas agências de modelos para oferecer serviços de prostituição de luxo.

O book rosa é uma prática ilegal, pois embora a prostituição não seja contra a lei no Brasil, o aliciamento de profissionais do sexo é. As modelos que fazem book rosa são catalogadas por agências e, assim, ficam disponíveis para clientes que desejam pagar para obter serviços sexuais dessas mulheres.

O pagamento, usualmente, é feito em dinheiro ou na forma viagens de luxo, joias, roupas de grife, acessórios como bolsas e sapatos etc. Portanto, o book rosa é considerado um tipo de prostituição de luxo, uma vez que os serviços são prestados por modelos exclusivas e o valor cobrado é considerado alto.

A motivação de muitas modelos para aceitarem oferecerem esses serviços é variada, mas muitas delas precisam de dinheiro para complementarem a sua renda. Algumas fazem book rosa para pagarem por estudos, outras para ajudarem a família.

O que significa book azul?

O catálogo de modelos do gênero masculino, semelhante ao book rosa, é chamado de book azul. Ele funciona da mesma forma do que o book rosa e contém uma seleção de modelos homens que estão disponíveis para prestarem serviços sexuais.