“É uma cilada, Bino!” Conheça o significado e entenda a origem da expressão

A frase “é uma cilada, Bino” foi originada em uma série da TV brasileira chamada Carga Pesada. Hoje, mesmo após 17 anos que foi ao ar pela primeira vez, a expressão segue como parte do vocabulário dos brasileiros e virou até meme!

Qual é o significado de “é uma cilada, Bino”?

Usa-se a frase “é uma cilada, Bino” para referir-se de forma divertida a uma situação que parece ser uma armadilha, uma situação perigosa e que provavelmente oferece risco a alguém.

Quando uma pessoa te diz que algo “é uma cilada, Bino”, ela quer te alertar de que aquilo não é confiável e pode te prejudicar de alguma forma.

Origem do bordão “é uma cilada, Bino!”

A minissérie Carga Pesada estreou na televisão brasileira no ano de 1979 e conta a história de Pedro (interpretado por Antônio Fagundes) e Bino (interpretado por Stenio Garcia). Pedro e Bino são dois caminhoneiros e a minissérie é focada na vida dos dois e em suas viagens pelas estradas do Brasil.

Após o sucesso da minissérie nos anos 80, a Rede Globo criou uma continuação para a história e Carga Pesada ganhou mais cinco temporadas que foram exibidas entre 2003 e 2008.

O bordão “é uma cilada, Bino” foi ao ar no episódio chamado Companheiros, 10º episódio dessa continuação, exibido em setembro 2003.

Em “Companheiros”, Pedro e Bino são perseguidos por um grupo de bandidos na estrada. Pedro percebe que tais bandidos criaram uma emboscada, simulando um acidente de carro como armadilha para a dupla de caminhoneiros. Para avisar Bino do perigo, Pedro usa o famoso bordão: é uma cilada, Bino!

Os elementos da cena, a expressão de Bino ao ouvir a frase dita por seu amigo e o suspense da situação contribuíram para que a frase fosse comentada por todos na época.

Hoje, mesmo após 17 anos, “é uma cilada, Bino” continua a gerar memes na internet.