Salamaleico: o que é, significado, definição e conceito

Salamaleico é um termo criado como forma de “aportuguesar” as expressões árabes Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, ambas utilizadas como saudações entre pessoas muçulmanas.

O que significa salamaleico?

A palavra salamaleico tem origem na língua árabe e significa “que a paz esteja sobre vós”, é uma expressão muito utilizada como forma de saudação entre os muçulmanos, pessoas seguidoras do islamismo.

O islamismo, ou Islã, é uma religião monoteísta e é considerada a segunda doutrina religiosa com o maior número de fiéis no mundo atual. Os muçulmanos acreditam na existência de somente um deus, a quem chamam de Allah, e seguem os ensinamentos do Alcorão, seu livro sagrado.

Qual é a resposta para a saudação salamaleico?

Quando uma pessoa saúda a outra dizendo Salaam Aleikum, As-Salamu Alaikum ou, simplesmente, salamaleico, a resposta adequada é Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam.

Essas respostas têm como significado “que a paz esteja sobre vós também”.

O que significa salamaleque?

A partir do termo salamaleico, originou-se uma nova palavra, também derivada do “aportuguesamento” de termos árabes: salamaleque.

A expressão salamaleque apresenta como significado “que a paz esteja contigo” e, assim como salamaleico, é utilizada para saudações entre pessoas muçulmanas.

Outro uso comum do termo salamaleque é como adjetivo, para fazer referência a um cumprimento muito exagerado, polido demais, pouco natural.