Omae wa mou shindeiru: o que significa e qual a origem do meme

Quem não é fã de mangás e animes talvez nunca tenha ouvido falar do termo ou tenha ideia do que seja o omae wa mou shindeiru e seu significado. À primeira vista pode lembrar a frase de algum mantra, porém seu sucesso – e o surgimento de muitos memes da internet – está ligado a um anime, chamado Hokuto no Ken.

A frase foi dita pelo personagem principal, para seu oponente, tanto que algumas vezes você encontrará a versão completa, que inclui um “nani” ao final da fala. O significado é bastante simples, pois omae wa mou shindeiru significa “você já está morto”.

A cena do anime

No anime, Kenshiro, o personagem principal, luta com um de seus oponentes, utilizando um golpe com pontos de pressão. A cena dá um toque de suspense e aparentemente o adversário não está sentindo nada, tanto que chega a tirar sarro do protagonista, dizendo que os golpes não lhe causam nem cócegas.

Kenshiro então, com a maior calma usa a famosa frase “omae wa mou shindeiru”. Ao que seu oponente, começando a sentir os primeiros sinais de que algo está errado, responde: “nani?”. A tradução de “omae wa mou shindeiru” deste trecho do anime ficaria:

  • Seus socos são tão fortes quanto picadas de mosquito – Diz o oponente.
  • Você já está morto (omae wa mou shindeiru) – Diz Kenshiro.
  • O quê (nani)? – Última fala do oponente antes de explodir.

De uma simples frase a um meme de sucesso

Como a batalha parecia inicialmente perdida para o protagonista e de repente tudo se inverteu e ele saiu vitorioso, sem que o oponente entendesse o que aconteceu, a frase “omae wa mou shindeiru” passou a ser utilizada sempre que alguém acabava derrotado. Não apenas em ataques por golpes, como na cena do anime, mas também por argumentos.

E assim surgiram várias imagens e vídeos que continham a frase antes de um oponente ser atacado. Até a série “Todo Mundo Odeia o Chris” e o filme “Vingadores: Guerra Infinita” tiveram seus memes. Veja alguns exemplos:

Em um trecho de “Vingadores: Guerra Infinita”

Em uma sátira a um filme de terror

Na série “Todo mundo odeia o Chris”

Em os Simpsons

Na série “Um maluco no pedaço”

O famoso meme de Batman e Robin

Outro meme feito com a frase

 

Como você vê, todos os memes mostram alguém prestes a ser derrotado por algo que não está esperando. Por isso a frase do anime se encaixa tão bem.

Agora você já sabe o que significa e como surgiu a frase omae wa mou shindeiru, nani.