Diversidade cultural: entenda o que é e qual a sua importância

Você já reparou no quanto os costumes e comportamentos das pessoas são diferentes ao redor do mundo? Até mesmo dentro do Brasil, entre os diferentes Estados e, até mesmo, cidades, podemos observar que muitas tradições e hábitos são específicos de cada local. Toda essa pluralidade presente nos grupos humanos é chamada de diversidade cultural.

Significado de diversidade cultural

Diversidade cultural é o termo que se utiliza para denominar as várias formas de expressão e os comportamentos de uma população. Esse termo foi criado para representar o conjunto de culturas existentes em determinada região e busca entender como se dá a diferenciação entre elas.

O conceito de cultura e identidade cultural

Podemos entender como cultura o conjunto de costumes, tradições e comportamentos de determinado grupo de pessoas que vive em um mesmo local. Assim, a cultura envolve a linguagem, as artes, a organização política, as religiões, as músicas, a moda, a culinária, os valores éticos e morais e todos os elementos que compõe um povo.

As diferenças entre os elementos de cada cultura deram origem ao conceito de identidade cultural. Esse termo explica o sentimento de pertencimento cultural das pessoas que, por partilharem os mesmos comportamentos e costumes, se identificam com pessoas semelhantes.

A globalização e a diversidade cultural

No mundo atual, o desenvolvimento dos meios de comunicação, a facilidade da troca de informações e o comércio entre lugares distantes do globo fizeram surgir um fenômeno chamado globalização. Muitos estudiosos defendem, inclusive, que a globalização se iniciou há milhares de anos, já com a colonização dos povos.

De maneira geral, a globalização é essa troca de informações, costumes, produtos, músicas que ocorre entre povos de diferentes locais. O compartilhamento desses aspectos culturais entre grupos de pessoas gera impactos na cultura local de cada uma. Isso é exemplificado facilmente quando paramos para pensar na indústria da música.

Hoje, artistas brasileiros sofrem influência de artistas ao redor do mundo. E o contrário também acontece. Há quem diga, inclusive, que atualmente não existe mais um estilo de música que seja exclusivamente de um só local, porque as influências externas são muitas.

A constante miscigenação cultural causada pela globalização leva muitos pesquisadores a afirmarem que ela é uma ameaça à diversidade cultural no mundo, pois tende a homogeneizar a sociedade e faz com que os povos percam as duas identidades.

Qual a importância da diversidade cultural?

A diversidade cultural é tão importante que, no ano de 2001, foi aprovada a “Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural”. Nesta declaração, os 185 Estados que fazem parte da UNESCO reconhecem a diversidade entre as culturas como “herança comum na humanidade”. Esse documento, além de validar a importância da preservação da identidade cultural de cada povo, representa um marco de proteção à diversidade.

Essa Declaração da UNESCO afirma que a diversidade cultural é tão importante para a humanidade, quanto a biodiversidade é importante para a natureza. Segundo ela, a pluralidade entre os diferentes povos promove avanços econômicos, intelectuais e artísticos que são essenciais para o desenvolvimento humano.

Segundo o documento, somente através da diversidade é possível crescer e melhorar a humanidade. Por ser tão importante, a expressão da cultura torna-se um direito humano que deve ser protegido.