Iemanjá: o que é, significado, definição e conceito

Iemanjá, ou Yemanjá, é uma das Orixás mais queridas e respeitadas da Umbanda e do Candomblé. Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá é a divindade tida como mãe de quase todos os Orixás.

Padroeira dos pescadores, Iemanjá tem poder sobre o destino das pessoas que adentram o seu domínio: o mar. Ela controla as calmarias ou tempestades marítimas e conta com a devoção e respeito de muitos daqueles que vivem do mar.

Também conhecida como Afrodite brasileira, Iemanjá é a padroeira dos amores. Muitos apaixonados contam com a sua ajuda na hora de resolver desafetos, paixões complicadas e amores conflituosos.

Iemanjá representa a beleza feminina, ela possui longos cabelos negros, corpo escultural e feições delicadas. Ela é conhecida por ser uma Orixá vaidosa e fascinante.

Os muitos nomes de Iemanjá

A origem do nome de Iemanjá vem da língua Iorubá, de um grupo africano de mesmo nome. As palavras “yèyé omo ejá” em Iorubá são traduzidas como “mãe cujos filhos são como peixes”.

No Brasil, Iemanjá também é conhecida como Rainha do Mar, Sereia do Mar, Inaé, Mucunça, Dandalunda, Janaína, Marabô, Maria, Princesa de Aiocá etc.

Sincretismo religioso

A correspondência de Iemanjá no sincretismo religioso é, principalmente, a santa Nossa Senhora dos Navegantes. Entretanto, ela também é conhecida por corresponder a Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias e a Virgem Maria.

Mãe de todos os Orixás

Iemanjá é conhecida como mãe de quase todos os Orixás, o que a torna um símbolo de fecundidade, maternidade e amor incondicional. A ela, também são atribuídas as qualidades da compaixão e do perdão.

Filhos de Iemanjá: conheça suas características

Iemanjá é considerada uma das Orixás que mais possui filhos, o que não é uma surpresa, quando se considera sua história.

Os filhos e filhas de Iemanjá são pessoas sábias e sinceras, que costumam ter um sério compromisso com a verdade, ainda que a verdade possa magoar alguém. São pessoas protetoras, com grande instinto maternal e que sempre estão dispostas a ajudar os outros e protegê-los.

Os filhos e filhas de Iemanjá são seres vaidosos, que gostam de luxo e podem, inclusive, ser um pouco exagerados. Entretanto, possuem grande controle e equilíbrio emocional. O planejamento é muito importante para os filhos de Iemanjá, principalmente na hora de fazer planos de vida.

Dia de Iemanjá

Tradicionalmente, o dia de Iemanjá é comemorado no dia 02 de fevereiro, quando ocorre a maior festa para essa Orixá na cidade de Salvador, na Bahia.

Muitas pessoas, porém, comemoram e celebram Iemanjá na virada do ano.