Autocarro: o que é, significado, conceito e definição

Mesmo falando a mesma língua, Brasil e Portugal tem muitas diferenças entre si, culturais e até mesmo linguísticas. Por exemplo, você sabe o que é Autocarro? Em Portugal essa palavra define um veículo de transporte coletivo, que no Brasil é conhecido como ônibus. O autocarro tem a finalidade de transportar um grande número de pessoas por algum trajeto. Pode ser um veículo de modelo simples, articulado ou com dois andares e circular em meios urbanos ou interurbanos. Os autocarros, ou ônibus, podem levar, em média, até 300 passageiros.

Segundo a etimologia da palavra, autocarro em Portugal, teve origem a partir da palavra auto-omnibus, que deriva do latim, e foi muito utilizada no país até meados do século XX. Os primeiros auto-omnibus chegaram a Portugal em 1839 e foram introduzidos as cidades quando a Companhia de Transportes da União trouxe quatro modelos de coches para fazer o transporte de passageiros.

Mesmo a palavra ônibus, como é usada no Brasil, tem origem do latim, no termo omnibus, que significa “tudo” ou “para todos”.

O termo autocarro em outros países

Em outros países, que tem o português como língua materna, a forma de definir veículos de transporte pode mudar. Além do autocarro em Portugal, temos o Machimbombo em Moçambique e Angola; Toca-toca em Cabo Verde; Otocarro em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissaiu; e Microlete em Timor-Leste.

Em Portugal também é possível encontrar a palavra camioneta como sinônimo para autocarro, que geralmente é usada para definir um meio de transporte especializado em viagens entre cidades. Mas, curiosamente, a palavra para definir um conjunto de autocarros, também é frota, assim como no Brasil.

O que faz e como funciona um autocarro?

Basicamente, um autocarro é um veículo de transporta para meios urbanos ou interurbanos, ou ainda no âmbito de turismo, para passeios ou excursões para visitar os locais mais conhecidos de grandes cidades com importância histórica ou cultural.

Existe ainda um modelo para transporte escolar, o autocarro escolar em Portugal, da mesma forma que temos o ônibus escolar aqui no Brasil. Esses modelos levam crianças e adultos para escolar ou faculdade.

Historicamente, o autocarro em Portugal, passou a ser o principal transporte de passageiros do país a partir de 1960. Mesmo com a opção de carros elétricos para essa finalidade, os autocarros começaram a aumentar sua frota ano a ano. Atualmente ainda é o meio de transporte mais utilizados para atender a população da região metropolitana de Porto, uma das principais cidades de Portugal. A única diferença é que os autocarros atuais são ecologicamente corretos, utilizando diferentes fontes de energia.