Ductilidade: o que é, significado, definição e conceito

O que é ductilidade

Para qualificar um material, é preciso considerar muitas características. A ductilidade é uma das principais qualidades em questão, sendo a resistência e a dureza os outros dois. Ductilidade é a propriedade do que é dúctil, isso é, do que é maleável, flexível ou elástico. 

A ductilidade caracteriza um material que pode ser comprimido ou reduzido sem quebrar. É a propriedade que indica o grau de deformação que o material consegue suportar até seu total rompimento.

A propriedade de ser dúctil está presente de forma literal e figurada. Continue lendo para saber mais sobre a ductilidade!

Ductilidade dos materiais

A ductilidade é um termo comumente utilizado quando se trata de materiais, especialmente os metais. Ela trata da capacidade dos materiais de se deformarem sem se romperem, de serem maleáveis. É possível medir essa propriedade por meio da estricção ou do alongamento.

Quanto mais dúctil o material, maior será a estrição ou o alongamento, antes que ocorra o rompimento. Assim, a ductilidade é a medida do comprimento da deformação que ocorre até que o material sofra uma fratura.

Vale ressaltar que, uma vez que um material atingiu seu estágio dúctil, ele não retorna a sua condição inicial.

Alguns materiais que possuem essa propriedade são o ouro, o cobre e o alumínio.

O significado figurado de ductilidade

Já no sentindo figurado, ductilidade significa algo ou alguém que é dócil, flexível, brando ou que se adapta facilmente em qualquer circunstância e espaço de tempo. Um sinônimo para esse sentido é contemporizador.

No entanto, essa ductilidade figurada é utilizada mais no sentido pejorativo, ou seja, de maneira negativa. Por isso, ser uma pessoa dúctil é associado a ser uma pessoa fácil de manipular.

Você conhece pessoas com ductilidade?

Embora tratado como um aspecto negativo, a ductilidade pode ser algo bom, especialmente quando é preciso se adaptar a condições novas regularmente. Você conhece alguém com essa característica? Escreva nos comentários!