Capitalismo e socialismo: o que é, significado, conceito e definição

O que é Capitalismo e Socialismo?

Capitalismo e Socialismo são dois sistemas político-econômicos diferentes e opostos. Enquanto o termo capitalismo tem origem do latim capitale – capitalis (primeiro, chefe, principal) e significa, atualmente, acúmulo de capital através do lucro, socialismo está relacionado a socializar. Isto é, dividir, nesse caso, os meios de produção, o que resultaria da extinção da divisão de classes.

Quando a palavra capitalismo surgiu na Itália, por volta de 1211, capital tinha como sinônimos fundos, mercadorias e dinheiro. Mais adiante, capital se tornou mais especificamente os bens de uma empresa. Já quem possui o capital é o capitalista e quem é a favor dos princípios do socialismo é o socialista.

Esses dois termos, em relação aos sistemas político-econômicos, foram muito usados, em especial, antes do declínio da União Soviética, quando se pode dizer que no mundo existiam duas potências mundiais: uma capitalista – os Estados Unidos – e outra socialista – a União Soviética. De forma genérica, os demais países se identificam com uma das duas potências.

Sobre a diferença entre ambos os sistemas, pode-se dizer ainda que o capitalismo defende que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Já o socialismo prevê a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens.

O capitalismo é predominante no ocidente, desde que terminou o feudalismo, e o termo foi criado por socialistas e anarquistas, como Karl Marx e Proudhon, no final do sécilo XIX. Eles criticavam o capitalismo. Já os idealizadores do sistema político-econômico ocidental, como os britânicos John Locke e Adam Smith, preferem chamar capitalismo de liberalismo.

O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, quando foi criado como termo e conceito pela classe intelectual e pelos movimentos políticos da classe trabalhadora. Eles combatiam os efeitos da industrialização na sociedade, originária da propriedade privada.