Peculiar: o que é, significado, definição e conceito

Uma pessoa ou objeto que tenha algo de único, original, típico e muito característico é tido como peculiar. A palavra peculiar significa uma particularidade atribuída a algo ou alguém capaz de distingui-la dos demais. Como demonstra as frases exemplos abaixo:

O artista desse quadro pinta de uma maneira muito peculiar

Não vai demorar muito para você notar o quão peculiar ela é

Derivada do latim peculiaris, a palavra peculiar pode ainda ser usada de uma forma pejorativa, isso é, com a intenção de depreciar ou mau dizer, referindo-se a pessoa ou objeto como algo estranho, esquisito ou excêntrico, no sentido negativo do termo, como mostra a frase a seguir:

Ele tem um jeito muito peculiar, tenha cuidado

Antigamente, a palavra peculiar era comumente utilizada para representar propriedade privada ou rebanho, já que era vista como uma variação do termo pecúlio, palavra que significa reserva ou soma de dinheiro. Foi somente depois de muito tempo que o termo peculiar passou a ser usado do modo como vemos hoje.

Uma curiosidade interessante sobre a palavra peculiar é que ela pode ser usada para os dois gêneros – masculino e feminino – sem sofrer alteração gramatical. No inglês, peculiar é escrito da mesma forma que em português, ou seja, peculiar.