Home office: o que é, significado, conceito e definição

O que é Home Office?

O termo home office designa um escritório em casa, muito utilizado nas últimas décadas, quando os trabalhadores começaram a abdicar de seus empregos formais para investir em seu próprio negócio ou “trabalhar por conta”. Dessa forma, é preciso adaptar um espaço doméstico para a atividade profissional.

Há também empresas que possuem funcionários contratados formalmente que trabalham em casa. Assim, existem três modalidades de home office: para o trabalhador vinculado a uma empresa – chamado de teletrabalho; para o trabalhador que realiza trabalhos avulsos, com diferentes clientes – o freelancer; e para o empresário que tem o seu próprio negócio em casa – home based.

Antes da Revolução Industrial, entretanto, pode-se dizer que era comum os trabalhadores possuírem home office. No entanto, é atualmente que essa atividade pode ser desempenhada com muito mais facilidade, graças à tecnologia que permite a comunicação com pessoas mesmo à longa distância.

Dados do IDC – International Data Corporation – apontaram que em 2011 existiam 58 milhões de pessoas no mundo todo utilizando home office para exercer a sua função profissional. No Brasil, os números giram em torno de 4,5 milhões de pessoas, sendo que ele aumenta 10% ao ano. Isso porque as vantagens em ter um home office são imensas. Além de flexibilidade de horário, o trabalhador não precisa se locomover, pegando trânsito e filas.

Para montar um home office basta reunir o material que o trabalhador precisa. Para muitos profissionais, basta uma mesa, cadeira e um microcomputador. Telefone, impressora, armários são outros aparelhos que podem ser incluídos em um home office.