Exclusivo: o que é, significado, definição e conceito

Exclusivo é um adjetivo da língua portuguesa usado para designar algo que é restrito, excludente ou especial, ou seja, que não é genérico ou que nem todos podem ter acesso. O termo exclusivo também pode descrever algo que é único para uma determinada pessoa.

Quando falamos que algo é exclusivo, significa que ele só é acessível a uma pessoa ou determinado grupo e que, de forma excludente, quem não participa deste grupo não poderia ter acesso.

O acesso exclusivo é um dos exemplos mais corriqueiros do uso do termo, onde em determinados estabelecimentos, somente pessoas autorizadas ou com privilégios conseguiriam acessar:

  • Em uma loja por exemplo: acesso exclusivo para clientes;
  • Em um clube: acesso exclusivo para sócios;
  • No portão de embarque em um aeroporto: acesso exclusivo para passageiros de primeira classe.

O uso exclusivo, da mesma forma, trataria de algo ou um local que teria o seu uso restrito a um determinado número de pessoas ou aquelas pertencentes a um grupo. Como por exemplo:

  • Em um condomínio: uso exclusivo da área de lazer pelos moradores;
  • Em um hotel: piscina para uso exclusivo dos hóspedes do hotel.

Na área da imprensa, os conteúdos exclusivos seriam aqueles que só podem ser acessados por um determinado público ou por um número limitado de pessoas: como os assinantes de um jornal com versão digital, por exemplo. Um veículo de imprensa também pode ter o acesso exclusivo a uma determinada notícia relevante, o famoso “furo de reportagem”, onde uma informação é publicada em um veículo antes de todos os demais.

Artigos de luxo também podem ser divulgados como “exclusivos”, seja pela fabricação limitada, exclusividade comercial de uma loja, ou seja, só uma determinada loja vende o artigo ou pelo preço, que seria inacessível para a maioria das pessoas.

Exclusivo sinônimos

Os principais sinônimos de exclusivo são: privativo, especial, restrito, único, específico, pessoal, individual, seletivo, excludente e eliminador.