Bacharelado: o que é, significado, conceito e definição

O que é Bacharelado?

A palavra Bacharelado se refere a um grau acadêmico que é conquistado quando o estudante finaliza um curso superior, tornando-se bacharel na profissão escolhida. Porém, conforme o país e a época, o bacharelado possui características diferentes. Mesmo nos dias de hoje, por exemplo, em alguns países, refere-se o termo bacharelado apenas ao diploma de conclusão do ensino secundário de graduação, o qual dará a possibilidades de ingressar no curso universitário, se assim o estudante desejar.

Até o século XIX, entretanto, o grau de bacharel era concedido aos estudantes que concluíam todas as disciplinas de um curso superior. Mas para obterem o grau seguinte – o de licenciado – precisavam apresentar e defender uma tese com sucesso. No Brasil, o grau de bacharel é conferido a estudantes de praticamente todas as áreas do conhecimento humano, desde que concluam o curso superior escolhido, que tem duração de quatro a seis anos, conforme a instituição de ensino.

No entanto, alguns cursos oferecem duas ou mais habilitações, como a licenciatura, além do bacharelado. A diferença entre ambos é que o estudante que obtém a licenciatura está apto somente a dar aulas e não atuar na área. Dessa forma, no caso da licenciatura é comum que o aluno tenha matérias específicas com foco nos aspectos pedagógicos.

De acordo com o MEC – Ministério da Educação, o bacharelado “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”. No país, atualmente, existem mais de 2.300 universidades que oferecem cursos de bacharelado.