Bacharelado: o que é, significado, conceito e definição

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? Quem está em busca de um caminho profissional já deve ter se deparado com esses termos e antes mesmo de definir qual carreira seguir é importante saber diferenciar cada um deles, bem como distinguir a quem se dirige cada tipo de formação.

Atualmente, no Brasil, o curso de bacharelado é o mais procurado. Só para você ter uma ideia são cerca de 19 mil opções de bacharelados distribuídos em todo o território nacional, enquanto os cursos com foco em licenciatura somam pouco mais de sete mil. 

Mas, afinal de contas, o que é bacharelado?

Bacharelado é o tipo de formação superior que rende ao estudante o titulo de bacharel, ou seja, um profissional generalista dentro da profissão escolhida.

Vamos dar um exemplo: o médico é um bacharel em medicina apto a atuar como generalista ou clinico geral. Para que ele possa exercer uma função mais específica dentro da medicina é preciso realizar novos cursos, como os de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Nesse caso, ele pode vir a se tornar um médico especialista em cardiologia ou um médico especialista em neurologia.

O mesmo acontece com o advogado ou engenheiro, por exemplo. Ambos se formam como bacharéis com aptidão para desenvolverem as diferentes atividades que a profissão proporciona, podendo ou não se tornar especialista em uma determinada área, como um advogado que pode se tornar tributarista ou um engenheiro que pode se especializar na área náutica ou da aviação.

Aparentemente, a profissão de bacharel parece ser superficial, mas a verdade é bem diferente. O aluno de um curso de bacharelado experimenta o amplo campo de atuação da área escolhida, através de disciplinas práticas e teóricas. Mas em nada isso se torna impedimento para alcançar um bom posto de trabalho ou uma carreira de sucesso. A especialização também não é obrigatória, isso varia de profissional para profissional.

O que escolher então, bacharelado ou licenciatura?

A principal diferença entre o curso de bacharelado e licenciatura diz respeito ao modo de atuação do profissional no mercado de trabalho. Trocando em miúdos: o bacharelado forma profissionais para atuação técnica, voltada aos três setores básicos da economia: indústria, comércio ou serviços.

Já os profissionais que se formam em cursos de licenciatura estão focados na área acadêmica, ou seja, para atuarem como professores, em especial do ensino fundamental e médio. Assim, aqueles que desejam atuar como professor devem cursar licenciatura.

Acontece que muitos cursos possuem as duas opções de formação: bacharelado e licenciatura. Por qual deles optar então? Por exemplo, se a sua intenção é ser professor de história, então, deve escolher o curso licenciatura de história. Agora, se você deseja ser um teórico da história, prestando serviços em museus, órgãos públicos ou atuar em pesquisa, por exemplo, a melhor opção é a formação bacharelado em história. O mesmo acontece em áreas como matemática, artes, química, física, biologia, filosofia, português, teatro, dança, música, entre outros.

É importante que você saiba qual caminho deseja seguir antes de optar pelo tipo de formação.

Diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura

Outras diferenças visíveis entre os cursos de bacharelado e licenciatura é o tempo de formação. A maior parte dos cursos de licenciatura dura, em média, entre três e quatro anos. Já os cursos de bacharelado tendem a ser mais extensos, podendo chegar a seis anos para cursos de medicina e cinco anos para cursos como engenharia e arquitetura.

Outra diferença é que na grade curricular dos cursos de licenciatura existem disciplinas especificas para capacitar educadores, como a pedagogia, por exemplo.

Vale ainda esclarecer que ambos os cursos, licenciatura e bacharelado, pertencem ao nível superior e podem ser oferecidos apenas por instituições credenciadas e reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Ambos os profissionais também estão aptos para prestar concursos públicos que exigem formação de nível superior.

E qual a diferença entre bacharelado e tecnólogo?

Outra confusão comum é entre a formação de bacharelado e tecnólogo. Assim como na licenciatura, o tecnólogo é outro tipo de curso superior, só que esse, por sua vez, possui um foco muito mais direcionado a demanda do mercado de trabalho.

Isso quer dizer que um estudante com formação tecnóloga está pronto para atender as demandas imediatas e urgentes da indústria, comércio e serviços. Com uma formação que dura, em média, entre dois e três anos, o estudante rapidamente se torna um profissional da área escolhida.

Contudo, ele possui limitações ao contrário de um bacharel. Os cursos tecnólogos são, em sua grande maioria, direcionados para uma área especifica e se limitam a ela. Como acontece nos cursos de gestão de pessoas, gestão financeira ou logística. Todos esses cursos integram a formação de uma única área: administração de empresas. Isso quer dizer que um administrador de empresas pode atuar com gestão financeira, mas um tecnólogo em gestão financeira não tem aptidão para atuar com gestão de pessoas. Percebe como o bacharelado é muito mais amplo e completo do que o tecnólogo?

O curso tecnólogo acaba sendo uma boa pedida para o jovem profissional conhecer melhor a área de atuação que deseja ingressar e decidir na prática se é esse mesmo o caminho que deseja seguir.

E, então, qual área de formação tem mais a ver com você? Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?