GDAE: o que é, significado, definição e conceito

GDAE é a sigla usada para Gestão Dinâmica de Administração Escolar, um órgão pertencente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Totalmente online, a GDAE permite o acesso público a dados que envolvem a situação da educação no estado, além de oferecer informações referentes a vagas, matriculas, classes, alunos, localização e disponibilidade das escolas.

Além de todas essas informações, o sistema também permite a visualização e consulta do histórico escolar de alunos do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante de todo o estado de São Paulo.

Porque a GDAE foi criada?

A GDAE foi criada em 2002 com o objetivo de integrar e facilitar o acesso a dados e informações da rede pública de ensino. Para deixar o sistema ainda mais completo também foram interligados dados de cada regional de ensino do estado.

Alunos, pais, professores e profissionais da educação, como coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores de ensino, têm a um clique todas as informações que precisam sobre o histórico de cada aluno, boletim e frequência escolar, além de dados sobre cada escola estadual.

Todo esse sistema permite uma visualização ampla da situação da educação no estado e, com isso, os dirigentes e governantes tem a possibilidade de propor e desenvolver politicas públicas educacionais mais efetivas e condizentes com a realidade de cada região do estado.

Como se inscrever e ter acesso a GDAE?

Todo aluno e pai de aluno têm direito de obter acesso a GDAE. Para isso, basta entrar no site da Secretaria Escolar Digital e fazer o cadastro que é extremamente simples. Logo ao entrar no site, já é possível ver um campo marcado de azul no lado direito da tela destinado ao login e senha dos usuários. Para os alunos, o login é o número do RA + digito do RA + UF do RA, como mostra o exemplo a seguir: 987654321sp. A senha do aluno é a data de seu nascimento sem as barras, por exemplo, 10052010

Já os pais e responsáveis de alunos podem acessar a GDAE por meio do login que é composto por número do RG + digito do RG + UF do RG, assim como nesse exemplo: rg123456789sp. A senha dos pais e responsáveis é o número do CPF, sem pontos, nem hífen. Caso ainda não esteja cadastrado, o pai ou responsável deve solicitar o cadastramento na secretaria da escola.

Outra opção é clicar na opção que mais se enquadra com as suas necessidades como, por exemplo: “boletim escolar” ou “histórico escolar”.Para cada uma dessas opções será solicitado os dados de registro do aluno, além de informações como RG e data de nascimento.