Escolaridade: o que é, significado, definição e conceito

O que é escolaridade?

Escolaridade é um substantivo feminino que significa o tempo de permanência de um aluno no ciclo de estudos. É nesse ciclo que os estudantes desenvolvem suas habilidades obtidas através do aprendizado, como também a compreensão da transmissão de conhecimento.

Durante a escolaridade, o estudante irá progressivamente obter conhecimentos relativos ao currículo da instituição de ensino. Além disso, ela está ligada com a progressão consecutiva do aprendizado na escola, sendo formada por sistemas que obedecem às normas do MEC – Ministério da Educação e da Cultura – no Brasil.

É importante frisar que os sistemas de escolaridade têm vários níveis subsequentes e faz com que o estudante avance conforme seu amadurecimento cognitivo. Esses níveis escolares possuem diversos nomes, condizentes com o país onde estão instituídos.

Conhecido também como grau de escolaridade, os níveis escolares condizem com o grau de instrução que um cidadão possui, tendo relação com o que já foi iniciado ou concluído pela pessoa.

Em nosso país, ainda podemos dividir a escolaridade entre níveis: básico e superior. A educação básica é subdividida em infantil, fundamental e média. Já a superior, fica a critério do estudante escolher uma linha de atuação.

Níveis de escolaridade

Conheça agora os tipos de escolaridade de acordo com os níveis:

Educação Infantil

A educação infantil é o primeiro contato da criança com a escola. Compreende a faixa etária de zero a seis anos de idade, sendo que a partir dos quatro anos é obrigatório o pequeno estudante estar matriculado em uma escola. Esse primeiro nível de escolaridade é de extrema importância já que esse é o início do processo de socialização e de compreensão do mundo em que vive.

Educação fundamental

Já na educação fundamental, a criança começará a desenvolver sua habilidade intelectual básica, utilizando de métodos pedagógicos importantes para sua progressão na próxima etapa. Estudantes entre seis e quatorze anos devem estar obrigatoriamente matriculados nessa etapa de escolaridade. A educação fundamental tem o tempo mínimo de nove anos.

Ensino médio

Última etapa do nível básico, o ensino médio tem sua duração mínima de três anos. É o momento em que o estudante aprofundará seus conhecimentos de escolaridade, aprimorando-se como cidadão e completando com sua independência cognitiva, permitindo que se possa chegar ao nível superior.

Ensino Superior

A escolaridade é finalizada no ensino superior. Nessa etapa o aluno tem a possibilidade de escolher a área profissional em que deseja atuar. Só que para adentrar um curso de nível superior, é obrigatório fazer uma prova que exige um conhecimento acima de 70% do ensino médio.

Conhecida também como graduação, ela é dividida em três tipos: licenciatura, bacharelado e a formação tecnológica.

O aluno também pode estender sua continuidade na área acadêmica, através da pós-graduação. Essa por sua vez ainda é dividida em latu sensu – que são as especializações conhecidas como MBAs – e strictu sensu – com a subdivisões em mestrado e doutorado.

Quais níveis de escolaridade você possui?

O que você achou mais importante saber sobre escolaridade? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!