Hater: o que é, significado e meme Haters Gonna Hate

Hater é um termo da língua inglesa usado para definir pessoas que são consideradas odiarores ou odientos na internet. O hater é aquele que ataca e critica, muitas vezes sem sentido, pessoas, celebridades e empresas através de comentários maldosos nas redes sociais e fóruns, cometendo o que chamamos de bullying ou cyberbullying.

Resumidamente, o hater é aquela pessoa que não consegue lidar e não aceita o sucesso, a conquista ou a felicidade de outra pessoa. Por isso, ele recorre as críticas, a calúnia e a ofensa como forma de diminuir a conquista de seus alvos. É comum dizer que os haters sempre vão odiar.

O principal alvo dos haters são as figuras públicas, celebridades e até produtores de conteúdo, como Youtubers. O que difere os haters dos trolls é justamente o alvo, enquanto o primeiro tem um alvo específico, o segundo apenas faz provocações ocasionais ou generalizadas.

Haters gonna hate

Haters gonna hate é uma expressão bem popular na internet, que quer dizer, literalmente: odiadores vão odiar.

Embora não seja necessariamente de onde a expressão tenha sido criada, Haters gonna hate apareceu pela primeira vez na canção Playas Gon’ Play do grupo 3LW:

https://www.youtube.com/watch?v=dD9A8x_xn5g

Playas, they gonna play
And haters, they gonna hate
Ballers, they gonna ball
Shot callers, they gonna call
That ain’t got nothin’ to do
With me and you
That’s the way it is
That’s the way it is

Como o termo se popularizou na internet, a expressão logo começou a ser associada a memes e sátiras. Veja alguns exemplos abaixo:

(Um brinde a todos os meus haters. Sejam pacientes. Muito mais está por vir.)

(Haters vão odiar, mas eu farei este país grande denovo.)

(They see me rollin, they hatin’ – em analogia a música Ridin’ de Chamillionaire e Krayzie Bone)

Haters gonna say it’s fake

Esta outra variação, conhecida como Haters gonna say it’s fake, utiliza imagens, obviamente editadas, brincando com a ironia e mostrando que “os odiadores dirão que é falso”. As imagens geralmente retratam situações absurdas. Haters gonna say it’s photoshopped também segue a mesma lógica, mostrando que “os odiadores dirão que foi editado no Photoshop”.

No Brasil, podemos traduzir estas expressões para “Haters vão dizer que é falso” e “Haters vão dizer que é photoshopado”, respectivamente.

Em 2016, o usuário do Twitter @robertson_ldn publicou uma edição de vídeo na qual ele acertava a cesta de basquete com chutes em diferentes posições. No post com mais de 80 mil curtidas ele diz: haters gonna say it’s edited:

https://twitter.com/robs_ldnn/status/737300869436329984