Trollar: qual o significado dessa gíria? veja a definição e a origem

O termo “Trollar” nasceu na web e significa algo como tirar sarro, zoar ou brincar com outra pessoa. Por mais que a palavra não esteja presente nos dicionários e não faça parte da nossa língua nativa, “Trollar” já vem sendo usado há um bom tempo e aparece em quase todos os diálogos, virtuais ou não, principalmente de um público mais jovem.

A ideia de utilizar o termo “Trollar” é sacanear, de certa forma, outras pessoas. Na maioria das vezes, ele é usado sem sentido algum e sem agregar nada à conversa, apenas para irritar e perturbar. Ou seja, quando dizemos que alguém foi “trollado” quer dizer que a pessoa caiu em uma pegadinha, foi enganada ou foi zoada de alguma outra forma.

Mas de onde veio esse termo? A palavra “trolling”, do inglês, é usada para identificar uma técnica de pesca, uma espécie de isca utilizada por pescadores para atrair os peixes. Como os peixes são, de certa forma, enganados, a gíria acabou sendo abrasileirada e foi ganhando vida na internet.

É, também, chamado de “troll” a pessoa que invade fotos ou vídeos em redes sociais, fóruns na web e outras postagens apenas para provocar quem postou ou os participantes que estão comentando.

De acordo com o jornal americano The New York Times, no final dos anos 80, um fórum online da Usenet iniciou uma brincadeira que consistia em pessoas que já utilizavam a ferramenta há bastante tempo começarem a perturbar as discussões levantadas, sendo estúpidas para enganar e irritar quem tinha acabado de entrar ou estava ali há pouco tempo. E foi lá que nasceu o termo “trollar”.

Para ilustrar, também foi criada uma “troll face”, que acabou virando um dos memes mais famosos da web, utilizado em tirinhas para identificar o tom de zoação. A “troll face” foi criada por Whynne – do site de humor DeviantART em 2008.