Chan: o que é, significado, definição e conceito

Chan é uma palavra que pode ter dois significados completamente distintos. Um deles tem como origem uma palavra da língua japonesa, já o outro é uma abreviação do termo em inglês “channel”.

Siga a leitura para conferir os significados de chan.

O que significa chan?

Chan como forma de tratamento em japonês

A palavra chan, em japonês, é usada como uma maneira de tratar pessoas queridas, com as quais você tem uma relação de afeto e carinho. Assim, chan pode ter o mesmo significado de “querido”, “meu amor”, “fofinho” em português e é uma forma de tratamento bastante informal.

Usualmente, a palavra chan é usada como sufixo de outros termos e, com isso, tem o mesmo sentido que o sufixo “inho” tem na língua portuguesa: é usado para formar um diminutivo. Assim, é comum a associação da palavra chan a um nome, da mesma forma que no português usamos diminutivos em apelidos. 

Utiliza-se o tratamento chan somente com pessoas próximas e, geralmente, mulheres e crianças. Nunca se deve utilizar chan para se referir a uma pessoa mais velha, pois isso é considerado falta de respeito entre os japoneses.

É comum, também, o uso do sufixo chan junto a nomes de animais de estimação ou para se referir a eles.

Exemplos:

  • Wan-chan: cachorrinho;
  • Neko-chan: gatinho;
  • Mo-chan: um apelido do nome Momoko.

Chan como fórum da internet

Chan é uma abreviação da palavra “channel” em inglês e, no mundo virtual, é uma palavra que se refere a fóruns de discussão. Também conhecidos como imageboards (murais de imagem), os chan têm interfaces simplificadas e as postagens são feitas com imagens e textos.

A característica dos chan é serem fóruns anônimos que não necessitam de cadastro para fazer comentários e novas postagens. Por essa razão, muitas pessoas acabam fazendo o uso dos chan para disseminarem discurso de ódio, preconceitos, trotes e ameaças.