Não obstante: o que significa, sinônimos e exemplos

Não obstante é uma locução conjuntiva, ou seja, tem como função relacionar duas ideias presentes em uma oração. O uso dessa locução indica que as duas ideias em questão têm uma relação de oposição, embora uma não impossibilite completamente a outra.

O uso da locução não obstante é mais comum na linguagem escrita e pouco usual na falada. No entanto, é uma excelente ferramenta para enriquecer o seu texto.

Significado de não obstante

A locução não obstante é utilizada para expressar que uma situação ocorreu de maneira contrária ou oposta ao que era esperado. Ela indica que algo deveria ter tomado um caminho, mas, por algum motivo, tomou outro.

O uso da locução não obstante pode ser substituído facilmente pela expressão “apesar de” e seu sentido é o mesmo das palavras “porém”, “mas” e “todavia”.

Nas frases, não obstante pode ter valor concessivo ou adversativo e a identificação deve ser feita sempre com base no contexto.

Não obstante em inglês

No inglês, a locução não obstante pode ser traduzida por várias palavras, como: “nevertheless”, “despite”, regardless of”, “spite” ou “notwithstanding”.

Sinônimos de não obstante

Os sinônimos da locução conjuntiva não obstante são: “contudo”, “todavia”, “apesar de”, “nada obstante”, “conquanto” e “a despeito de”.

Um sinônimo de não obstante que é muito utilizado em textos jurídicos é a palavra “inobstante”.

Exemplos de frases com a locução não obstante

  • “Não obstante sua condição financeira desfavorável, sempre estava disposta a ajudar as pessoas mais necessitadas.”
  • “Atualmente, todo mundo sabe sobre os perigos da exposição solar sem proteção, não obstante, poucas são as pessoas que usam protetor solar todos os dias.”
  • Não obstante os argumentos contrários de sua equipe, ele decidiu pedir demissão.”