Consertar: o que é, significado, definição e conceito

A palavra concertar significa arrumar, corrigir, reparar ou restaurar algo. A palavra deriva do termo latim conserere, sendo que serere é o termo usado para unir, fixar. A palavra consertar também indica a necessidade de se fazer com que algo volte ao estado original ou na ordem em que sempre esteve. Confira os exemplos abaixo com o uso da palavra consertar:

A televisão quebrou e pedi para a assistência técnica consertar

Preciso consertar esse meu guarda roupa que está com a porta quebrada

Amanhã mesmo vou levar meu celular para consertar

A palavra consertar também pode ser usada em frases de cunho afetivo e emocional com o sentido figurado de reparar um dano feito a alguém. O termo também sugere acomodar ou apaziguar uma situação desagradável ou desentendimento, de modo a cessar, diminuir e, até mesmo, eliminar completamente as consequências de algo inapropriado. Como demonstra os exemplos a seguir:

Não adianta pedir desculpas achando que vai consertar o que fez

Ela quer falar com você para tentar consertar essa situação

Você vai precisar consertar a imagem que ela está fazendo de você

Na língua portuguesa, consertar é um verbo regular transitivo direto. Em inglês, a palavra consertar é representada pelo termo to fix.

Os sinônimos de consertar são arranjar, emendar, reparar, refazer, restaurar, reformar, retocar, reconstituir. Já os antônimos de consertar são atrapalhar, desconcertar, estragar.

Diferença entre consertar e concertar

Existe uma dúvida e uma confusão muito comum no que diz respeito a grafia e significado das palavras “consertar” e “concertar”, sendo que uma leva a consoante “s” no meio da palavra, enquanto a outra é escrita com a consoante “c”.

Esses tipos de palavras que apresentam a mesma sonoridade, mas possuem uma leve diferença na escrita são chamadas de homônimas.

O consertar com “s”, conforme mencionado anteriormente, significa reparar, corrigir, arrumar. Ou seja, consertar é uma palavra utilizada quando a intenção é se referir a algo que precisa de reparos.

Já a palavra concerto, com “c”, significa harmonizar. Contudo, apesar de também ser um verbo, o termo concerto acabou sendo mais utilizado como um substantivo, especialmente para se referir a concertos musicais, ou seja, eventos musicais onde se harmonizam os instrumentos. A palavra ainda pode ser usada como sinônimo de “soar harmoniosamente” ou “combinar ordenadamente”.