DPI: veja o que é, significado e diferença entre DPI e PPI

O que é?

A sigla DPI é utilizada no ramo da tecnologia para mensurar resolução de imagens. Em inglês, DPI significa “Dots Per Inch”, o que podemos traduzir para “pontos por polegada”, ou PPP, em português.

O DPI, em termos mais técnicos, é uma medida de densidade que se relaciona à composição das imagens. Ele representa o número de pontos que existem dentro de uma polegada de determinada imagem, ou seja, quantos pontos estão dentro de 2,54 centímetros de uma superfície.

Assim, pode-se dizer que quanto maior o número de pontos dentro de uma polegada de uma imagem, maior será a sua resolução e, consequentemente, a sua qualidade.

DPI e PPI: qual a diferença?

A lógica por trás do conceito de DPI pode ser estendida para entendermos o significado de PPI. A sigla PPI refere-se a “Pixels Per Ich”, ou em português “pixels por polegada”.

Tecnicamente, então, usamos DPI para nos referirmos a imagens reproduzidas em superfícies materiais, como papel. Enquanto PPI é utilizada para imagens apresentadas em monitores de vídeo, como celulares, televisores ou computadores.

Entretanto, muitos fabricantes de equipamentos eletrônicos utilizam a sigla DPI para se referirem a seus produtos, portanto podemos entendê-las como sinônimos. A diferença é mais técnica do que prática.

O que é DPI do mouse?

Nos mouses, o DPI indica a qualidade de percepção e sensibilidade aos movimentos. Assim, um mouse com DPIelevado percebe o mais leve dos movimentos e é extremamente sensível a ele, isso significa que a precisão do mouse é alta.

O que é DPI do celular?

O DPI (ou, se formos ser tecnicamente rigorosos, PPI) de uma tela indica a quantidade de pixels que estão presentes em uma polegada de imagem. Quanto maior o número de pixels de uma imagem virtual, melhor será a sua resolução, pois mais pontos estarão ali presentes para compor a imagem.

Portanto, o DPI de um celular determina a qualidade da imagem reproduzida pela tela.