Checklist: o que é, significado, definição e conceito

Checklist é uma palavra em inglês que significa “lista de verificação”. Embora seja um termo em outro idioma, “checklist” já faz parte do vocabulário em português.

Significado de checklist

Checklist é um termo que tem origem no inglês e é a junção de duas outras palavras neste idioma: “check” que significa verificar ou checar e “list” que significa lista.

Assim, o checklist é uma ferramenta de controle. Consiste em uma lista de tarefas, nomes ou atividades que não podem ser esquecidas e que devem ser seguidas na ordem em que foram colocadas na lista.

Com um checklist bem feito, é possível sistematizar diversas tarefas e organizar uma enorme variedade de atividades. Dessa maneira, além de garantir que nada será esquecido, há uma maior probabilidade do resultado ser atingido de forma mais rápida e eficiente.

Para que serve um checklist?

A função principal de um checklist é servir como uma lista para checar as condições de um determinado produto, serviço, processo ou quaisquer tarefas. É uma maneira de organizar as etapas ou itens de algo, para certificação de que foram cumpridos.

Além de aumentar a organização e facilitar as etapas de qualquer processo, o checklist reduz erros durante a execução de tarefas e evita esquecimentos.

O checklist pode ser utilizado para:

  1. Verificação de etapas: é feita uma lista de etapas de uma determinada tarefa e essas etapas devem ser seguidas na ordem em que foram escritas. Além de informar o melhor caminho para o cumprimento da tarefa em questão, esse tipo de checklist otimiza o tempo e garante o cumprimento de todas as etapas.
  2. Lista de afazeres: é feita uma lista com todas as tarefas a serem cumpridas em determinado prazo. Conforme cada uma é finalizada, ela pode ser verificada e checada da lista. Esse tipo de checklist é excelente para o cumprimento de prazos e para a organização de quem tem muitas tarefas para cumprir.
  3. Lista de itens: uma lista de itens que devem ser comprados, organizados ou separados. É uma forma eficaz de garantir que nada será esquecido.