Offline: o que é estar offline?

Offline é um termo em inglês que no sentido literal significa que algo esta fora de linha. Em linhas gerais, quer dizer que algo está desligado ou desconectado. Atualmente, o termo é mais utilizado para descrever a não conexão de algo com a internet, quando alguém ou algum aparelho está desconectado da rede.

Em aplicativos de redes sociais, conversas instantâneas e chats é comum perceber o estado “offline” de um determinado usuário quando este não está com seu dispositivo conectado, sinalizando para seus amigos que ele não pode receber mensagens ou conversar neste momento. Em alguns aplicativos, este também é um recurso de privacidade, para não mostrar imediatamente que um usuário acaba de se conectar a uma determinada plataforma.

Estar offline

Na linguagem popular, estar offline significa que você vai passar um tempo fora, desconectado, inabilitado para receber e responder mensagens.

Vou para o sítio, ficarei offline até semana que vem.

Ficarei off por um tempo, até resolver as coisas.

Também pode ser utilizado por frequentadores de academia, sinalizando que ficarão um tempo sem malhar:

Estou em off esses dias, na próxima semana volto com tudo nos exercícios.

Gadgets offline

Dispositivos como impressoras, scanners e modems podem sinalizar o estado “offline”, quando não conseguem concretizar a conexão com a internet.

Deixar em off

“Deixar em off” é uma gíria derivada do termo offline, que significa manter algo por baixo dos panos ou não espalhar algum segredo.