Origami: o que é, significado, definição e conceito

Origami é a arte de fazer dobraduras em papel. Essa forma de arte milenar foi originada no Japão e até hoje conquista muitas pessoas em todo o mundo.

Através da técnica do origami, é possível fazer esculturas de papel e representar as mais diversas figuras. Tradicionalmente, a arte surgiu para representar plantas, animais e outros elementos da natureza. Entretanto, hoje em dia, é possível fazer um origami de qualquer formato!

Significado da palavra origami

Origami é uma palavra em japonês que vem da junção de duas outras palavras: “ori”, que em japonês significa “dobrar” e “kami”, que pode ser traduzida como “papel”.

Assim, origami significa, literalmente, dobrar papel.

Bases da técnica do origami

Tradicionalmente, as dobraduras de origami utilizam somente papel, ele não pode ser colado ou cortado. A escultura deve ser feita apenas através de dobras geométricas no papel e é esta a maior magia do origami!

Você não precisa de nada, não é necessário nenhum material especial para fazer origami. Tudo o que você utilizará será um pedaço de papel, muita delicadeza e técnica com as dobraduras.

Na maior parte das vezes, o origami começa a partir de uma folha de papel quadrada e, a partir de diversas dobras, essa folha se transforma em flores, animais, personagens, formas geométricas etc.

Existe uma enorme variedade de papeis específicos para origami no mercado. Eles têm cores e texturas variadas e podem dar uma beleza especial à sua dobradura.

História do origami

A origem do origami está diretamente relacionada à origem do papel. Historiadores acreditam que a arte da dobradura surgiu pouco tempo depois da invenção do papel no ano de 105 d.C.

O papel foi inventado na China e levado a outros locais do mundo por monges e viajantes. Conforme o próprio papel e as técnicas rudimentares de dobradura se espalharam pelo Oriente, a ideia chegou ao Japão.

Assim, os japoneses desenvolveram o origami e aperfeiçoaram a técnica da dobradura em papel. Essa arte passou a ser utilizada como parte de rituais xintoístas e daí veio a regra de não poder cortar ou colar o papel nas dobraduras de origami.

Os xintoístas acreditavam que o origami era uma forma de honrar as forças divinas vindas das árvores, pois, como elas eram a matéria prima base do papel, uma escultura desse material poderia ser algo sagrado. Por isso, cortar ou colar o papel de origami era considerado errado. Os xintoístas acreditavam que manter o papel inteiro era uma maneira de homenagear as divindades.

No início, devido ao alto custo do papel, o origami era praticado somente por adultos e por pessoas que tinham poder aquisitivo. Porém, com o passar dos anos, a arte tornou-se cada vez mais popular à medida que era utilizada como passatempo.

Hoje em dia, o origami é parte importante da cultura e da vida dos japoneses e é ensinado em muitas escolas. A dobradura em papel é praticada por crianças, jovens, adultos e idosos no mundo inteiro.

A evolução da técnica permitiu que fossem criadas esculturas de papel dos mais diversos graus de detalhe e complexidade. Hoje, há inúmeros livros que ensinam a arte do origami.

Significado dos origamis tradicionais

Cada figura de origami tem uma simbologia e um significado diferente. Confira a seguir o que a cultura japonesa diz sobre cada dobradura!

Origami de tsuru (pássaro)

O tsuru é um pássaro e é, provavelmente, a dobradura mais conhecida em todo o mundo. Segundo a cultura japonesa, o tsuru é um símbolo de saúde, longevidade e sorte. Assim, fazer uma dobradura de pássaro e presenteá-la a alguém significa desejar saúde e vida longa a essa pessoa.

O origami de pássaro é conhecido, também, devido a história de Sadako Sasaki, uma garota japonesa que faleceu devido a uma leucemia causada pelos efeitos da bomba atômica que atingiu Hiroshima em 1945.

A garota tinha 12 anos quando foi hospitalizada e tinha planos de dobrar 1000 tsurus para que seu pedido de ser curada da doença fosse atendido. Devido a essa história, o origami de tsuru ficou ainda mais conhecido e ganhou um significado especial.

Origami de íris (flor)

A dobradura de flor simboliza sabedoria e também é um origami muito tradicional da cultura japonesa. Presentear alguém com uma flor íris feita de papel é uma forma de desejar sabedoria e saúde.

Origami de sapo

No Japão, o sapo é um símbolo de sorte e muitas pessoas carregam um origami desse animal como amuleto. Oferecer uma dobradura de sapo para alguém simboliza votos de positividade, sorte e saúde.