Tsuru: o que é, significado, conceito e definição

O que é Tsuru?

Tsuru é um termo de origem japonesa utilizado para dar nome a uma ave (grus japonensis), considerada sagrada no Japão. O tsuru pode ser visto também em origamis (dobraduras), simbolizando a sorte, desejo de saúde e felicidade. Tsuru também é o nome de uma pequena cidade do Japão na província de Yamanashi com pouco mais de 35.000 habitantes.

A ave tsuru, segunda a lenda japonesa, é considerada companheira dos eremitas que se dirigiam as montanhas com propósitos religiosos, principalmente para a meditação, crendo no poder de longevidade do tsuru, também crendo que a ave teria a capacidade de viver por mais de 1000 anos.

Tsuru como origami

O tsuru sempre foi utilizado como origami para decorar ambientes, depois passou a ser associado a religiosidade, sendo utilizado em templos e orações, como pedido de proteção. Os japoneses acreditam que se uma pessoa fizer 1000 origamis de tsuru, com um desejo forte em mente, ele poderá ser realizado.

A história de Sadako Sasaki

Sadako Sasaki foi uma das principais influenciadoras da cultura do tsuru, nasceu na cidade de Hiroshima e passou pela catástrofe da bomba atômica em 1945, quando tinha apenas 2 anos.

Apesar de não ter sofrido ferimentos, ela foi diagnosticada anos depois com leucemia, doença comum na época causada pelos efeitos nocivos da radioatividade que restou da explosão atômica.

Após ouvir a história dos mil tsurus, ela começou a fazer os origamis com a ajuda de amigos e da família, acreditando que Deus a curaria após terminar todas as dobraduras. Sadako faleceu antes de completar os mil tsurus, mas sua história de perseverança inspirou muitos jovens.