Konichiwa: o que é, significado, definição e conceito

Konichiwa é uma das primeiras palavras que a maioria das pessoas que começa a estudar japonês aprende. Ela é uma saudação que pode ser traduzida como “olá”, “oi” ou “boa tarde”.

A expressão konichiwa pode ser usada para situações formais, mas também é utilizada como cumprimento em momentos informais, embora outras palavras sejam mais adequadas do que dizer “konichiwa” para saudar um amigo próximo.

Para entender mais sobre como utilizar a palavra konichiwa, siga a leitura!

Konichiwa: entenda seu significado e como usar

A maneira correta de se escrever konichiwa ( は) com o nosso alfabeto, ou seja, em romaji é “konnichiwa”. A palavra se pronuncia “konnitchiuá” e é uma saudação muito comum.

A origem da palavra konichiwa vem da expressão “konnichi wa gokiken ikaga desu ka”, que pode ser traduzida como “como você está se sentindo hoje?”. Ao longo do tempo, a expressão foi encurtada e abreviada e tornou-se uma palavra única: konichiwa.

A palavra konichiwa é utilizada para cumprimentar as pessoas quando se chega em algum lugar entre o meio-dia e as 6 horas da tarde. O uso dessa saudação para desejar bom dia ou boa noite pode soar estranho para quem de fato conhece a língua japonesa.

Para se dizer bom dia em japonês, a expressão mais adequada é “ohayou” em situações informais e “ohayou gozaimasu” nas mais formais. Já para dizer boa noite quando se está chegando em algum lugar, os japoneses utilizam a palavra “konbanwa”.

Quando você deseja dizer boa noite como forma de despedida, as palavras oyasuminasai e oyasumi são mais adequadas, sendo a primeira formal e a segunda informal.

Como cumprimentar os amigos em japonês

Já que a palavra konichiwa tem um teor mais formal e pode soar estranha entre amigos, que palavra usar como saudação com pessoas próximas?

Uma forma de dizer “olá” sem a formalidade de konichiwa é unindo os sons dessa expressão e dizendo “konchiwa”.