Baka: o que é, significado, definição e conceito

Muitas pessoas que são fãs de anime (desenhos animados japoneses) e de cultura japonesa em geral estão acostumadas a ouvir a palavra baka ser usada em diversas situações. Mas, afinal, qual o significado de “baka”?

Siga a leitura para entender tudo sobre essa palavra em japonês e não cometer nenhuma gafe!

Definição de “baka”

A definição literal de “baka” é idiota, estúpido, tolo, palhaço, burro, mané, bobo. Ou seja, é uma palavra frequentemente utilizada como xingamento.

Em japonês, a palavra baka pode ser escrita com kanji, que são os ideogramas japoneses ou, então, com os alfabetos que compõe a língua. A definição da palavra em si é derivada da combinação dos kanji que a formam.

Dois ideogramas formam a palavra baka: o kanji do cavalo e o kanji do veado. Esses animais também são usados como insulto em diversas outras línguas, inclusive no português.

Outros usos da palavra baka

Além de ser usada como xingamento, a palavra baka também pode ser utilizada em tom de brincadeira entre pessoas que têm intimidade. Assim como todo xingamento em qualquer língua, o tom de voz da pessoa irá definir a real intenção do que se está dizendo.

Além de significar idiota, estúpido e os outros adjetivos depreciativos que vimos anteriormente, a palavra baka pode ser usada para se referir a coisas loucas e absurdas ou a algo estúpido, ridículo e tolo.

Outro uso comum é para fazer referência a alguém que é muito fã de algo, louco por algo. Baka é, ainda, o nome de uma concha do mar.

Geralmente, no Brasil, a palavra é utilizada por otakus, pessoas que são fãs de cultura pop japonesa, animes e mangás.

Exemplos de expressões com a palavra baka

No japonês, é comum a junção de duas palavras para formar uma expressão. Confira a seguir algumas com a palavra baka!

  • Bakamono: pessoa idiota;
  • Bakayarou: homem estúpido;
  • Oobaka: grande idiota.