Pedra angular: o que é, significado, definição e conceito

Pedra angular é um termo utilizado em dois contextos distintos, mas que tem significados relacionados. Para a arquitetura, a pedra angular era uma parte fundamental das construções antigas, era a pedra base que definiria o alinhamento das outras utilizadas na construção. Já na bíblia, a pedra angular é representada pela figura de Jesus Cristo.

Significado de pedra angular

Pedra angular na arquitetura

A pedra angular, na arquitetura antiga, era a primeira pedra a ser assentada formando um ângulo de 90 graus na esquina de alguma construção. Assim, essa era a pedra fundamental que determinaria o alinhamento e a sustentação das paredes da construção.

Hoje em dia, pode-se dizer que a pedra angular corresponde ao alicerce de uma construção, a pedra angular tinha a mesma função das pilastras de sustentação atuais, que são responsáveis por manter tudo em pé.

Antigamente, a pedra angular era selecionada com cuidado e talhada no tamanho e no formato corretos para a construção em questão. Essa pedra tinha como característica o fato de ser muito forte e capaz de sustentar o edifício que seria construído.

Uma vez posicionada, a pedra angular era o que ditava a colocação das outras pedras. Assim, ela era considerada o elemento principal, o fundamento da construção.

Pedra angular na bíblia

De maneira similar à pedra angular usada nas construções, a bíblia e a religião cristã consideram Jesus Cristo a pedra angular da igreja e da vida dos fiéis. Segundo a religião, Jesus foi cuidadosamente escolhido por Deus para edificar a igreja e sustentá-la. Ele é o que fundamenta, dá base e direciona a fé e a igreja.

Passagens bíblicas com o termo pedra angular

  • A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.” (Salmo 118:22)
  • Vejam, ponho uma pedra em Sião; uma pedra angular escolhida e preciosa, e aquele que confiar nela jamais será envergonhado.” (1 Pedro 2:6)
  • Sobre o fundamento dos apóstolos e profetas; sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.” (Efésios 2:20)