Mezanino: o que é, significado, definição e conceito

O que é mezanino?

Você já se perguntou o que é mezanino na arquitetura? Esse espaço é comum nas construções, em edifícios, por exemplo, mas pode ser encontrado também em shows, em lojas e outros espaços comerciais e até mesmo nas casas.

A palavra mezanino vem do italiano, mezzanino, e foi aportuguesada. Entenda melhor o que é o conceito desse espaço, sua definição e qual a altura mínima para um mezanino:

O que é mezanino em arquitetura / construção?

Muitas pessoas querem entender o que é mezanino na construção civil e na arquitetura. Se trata de um espaço entre o piso térreo e o primeiro andar que não é contabilizado nos andares de um prédio. Não é propriamente um andar, pois, é um espaço pequeno e sem janelas. Além disso, caso andar térreo não tenha pé-direito alto não pode receber um mezanino.

Apesar de ser mais comum nos edifícios, uma casa também pode ter e é possível encontrar definições para mezaninos em shows.

Nas casas, o mezanino fica na parte interna, como uma sacada a que se tem acesso através de uma escada. Não ocupa todo o espaço da sala e dá um toque diferente a residência.

Se quiser, você pode fazer um mezanino no quarto, principalmente se precisa ganhar espaço no local. Essa ideia é interessante para as quitinetes, em que não existem muitos cômodos. A boa notícia é que pode ser comprado já pronto e basta pesquisar pelo preço de um mezanino nos sites.

O mezanino em shows são usados para a área VIP, que fica em cima das fileiras laterais. Além de acompanharem as músicas as pessoas que estão no mezanino têm acesso a bebidas e pequenos lanches, em  alguns casos já inclusos no valor de seu ingresso.

Além das casas, prédios e shows, você também pode encontrar mezaninos em espaços que fazem parte do comércio e que podem ser acessados enquanto você visita o local.

O mais comum é que esse espaço seja interno, dentro da construção, mas alguns lugares podem apostar no mezanino externo. Bares, restaurantes e pousadas apostam nessa opção para ampliar o espaço disponível para seus clientes e dar um toque moderno a suas construções.

Qual a altura mínima para um mezanino?

O mezanino é uma boa opção para quem quer economizar espaços e mudar algo em sua residência, mas é preciso ter pé-direito alto ou duplo, entre 3 e 5 metros. Chegamos então a questão de o que é pé direito do pavimento térreo, que se trata da distância entre o pavimento e o teto do piso térreo.

E qual a altura mínima para um mezanino? Para ter esse espaço em uma construção é necessário que a altura mínima do pé-direito seja de 3 metros. Abaixo deste valor não é recomendado ter um mezanino, seja em uma casa ou edifício.

Materiais

Mezaninos podem ser feitos de ferro, aço inox ou concreto, que são os materiais mais comuns e utilizados e que garantem mais resistência ao espaço.

Outra opção é fazer um mezanino de madeira, mas nesse caso é preciso ter maior cuidado com a quantidade de pessoas que podem acessar o lugar – devido ao peso – a presença de insetos (como cupins) e até mesmo o risco em casos de incêndios.