Pêsames: o que é, significado, definição e conceito

O que é Pêsames?

Pêsames é um substantivo plural (originário na forma verbal de pesar) que remete ao sentimento de compaixão, dor e pesar em relação a morte de uma pessoa.

Geralmente, a expressão meus pêsames é proferida em velórios e funerais para os mais íntimas da pessoa falecida. Expressar meus pêsames é uma forma de compaixão com a dor da perda da pessoa, demonstrando sua solidariedade. Esta expressão também pode ser substituída por: “lamento sua perda”, “sinto muito pela sua perda”, “meus pêsames pela sua perda” e “meus profundos sentimentos”. Estas expressões são ditas a viúvas, viúvos, filhos, filhas, pais e outros parentes próximos da pessoa falecida.

Condolências e pêsames

O termo condolências é um sinônimo de pêsames, você pode utilizar condolências também para manifestar sentimentos solidários a outras situações adversas como: desemprego, falência, descoberta de doença, acidente e etc. Já o termo pêsames se reserva apenas a casos de falecimento.

Na língua inglesa, pêsames é traduzido como condolences (ex: My sincere condolences for your loss). Não há diferenciação na língua portuguesa.

Algumas pessoas acreditam que este tipo de expressão não tem utilidade pois não ajudam de fato as pessoas que recebem a mensagem, preferem portanto a demonstração de carinho de outras formas, como um abraço.