Levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai: significado e origem do meme

Levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai é uma frase ou conselho dado pela personal trainer e participante da 18ªedição do programa Big Brother Brasil, Jéssica Müller, em 2018. A web ferveu e a frase gerou os mais diversos memes brasileiros.

O intuito de Jéssica naquele momento, era dar um apoio a concorrente de jogo, que havia sido indicada para eliminação do reality ou “emparedada”. A frase foi dita como forma de motivação, enquanto elas estavam no quarto, em frente ao espelho:

Tem uma frase que toda vez que eu to muito triste, que eu to passando por uma situação difícil, tipo essa tua, e que eu, até na saída do Lucas ou, de vez em quando eu repito, e eu vou te falar. Que é uma frase que me faz muito bem, assim, que mostra o quanto eu tenho um poder dentro de mim, uma coisa forte dentro de mim, que é assim ó: “Levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai”. Porque nós somos princesas, rainhas, guerreiras. Só o fato de nós sermos mulheres, não que o homem não é. O homem é o seu rei também… mas nós somos rainhas, nós temos um poder gigante de vencer as coisas.

Jéssica até então não era muito popular ainda no reality, logo os internautas satirizaram este momento filosófico e criaram vários memes. Por outro lado, fãs da sister utilizaram a frase como forma de apoio nas redes sociais

Origem

A expressão é famosa nos Estados Unidos em uma versão similar: “Pick up your head princess. Your tiara is falling”. Portanto, não foi Jéssica que a criou, conforme alguns acreditavam.

Crying over a guy? Nahh, pick your head up pricess. Your tiara is falling – (Chorando por causa de um homem? Ahh, levanta a cabeça princesa. Sua tiara está caindo.)

Além disso, ela também já era conhecida no Brasil antes de Jéssica usá-la como “pensamento motivacional”. A frase é tema da música de Gabriel Valim, “Levanta a cabeça princesa”, lançada em 2014. Veja o clipe:

Memes e reações

Veja algumas reações e memes que fizeram sucesso:

A versão de Jojo Toddyinho e os comentários de Felipe Neto

Jojo Todynho, aquela que nos consagrou com o meme “que tiro foi esse” a partir da sua música, aproveitou o momento para criar a sua própria versão:

 

Felipe Neto por sua vez, comenta a criatividade do brasileiro na hora de criar memes, como por exemplo, a versão “Levanta a cabeça princesa, senão a bandana cai”, entre outras. Veja no vídeo: