Fada sensata: o que é, qual a origem e significado da gíria

Você, com certeza, já ouviu uma frase cheia de verdade com o termo “fada sensata” envolvido. Nas redes sociais essas duas palavras ganharam espaço quando a intenção é nominar uma mulher que “lacrou” ou trouxe verdades em alguma situação.

Como as mulheres estão cada vez mais colocando a boca no trombone, o meme se universalizou rapidamente. ‘Fada Sensata’ chegou a virar fantasia de carnaval, neste ano de 2019, e a expressão passou a ser usada sempre que o intuito é se referir a alguma mulher com opinião formada sobre temas polêmicos, com embasamento e conhecimento de causa.

Enfim, a expressão ‘Fada Sensata’ passou a ser utilizada na web para elogiar essas mulheres e incentivar que suas ideias se espalhem. Também passou a ser usado para designar pessoas que são admiradas por suas opções de vida e por suas ações.

Anteriormente, a palavra ‘Fada’ já vinha sendo utilizada, principalmente no universo LGBT para elogiar a beleza interna e externa das pessoas. O ‘Sensata’ foi unido para trazer um tom de honestidade no que se está sendo exposto, afinal, sensato é quem fala o que pensa, sem rodeios e com muito bom senso.

O termo também foi muito utilizado durante as votações do reality show ‘Big Brother Brasil’, principalmente nos comentários das redes sociais. Além disso, a atriz e apresentadora Maísa Silva tem uma coleção de frases que foram destacadas como ditas por uma ‘Fada Sensata’. A atriz Bruna Marquezine também entrou na onda quando se pronunciou sobre pessoas que a estavam difamando após o término do relacionamento com o jogador de futebol Neymar Jr. “Nunca vou conseguir entender quem fala mal de quem não conhece, que não gosta de quem não convive e nem nunca conviveu de fato. Nunca vou conseguir entender quem ironiza, faz piada e se alegra com a fragilidade e a dor do outro”.