UP e AC nos comentários do Facebook: qual é o significado?

Navegando e usando o Facebook, muitas vezes nos deparamos com as gírias UP ou AC nos comentários de tópicos e grupos em que participamos na rede social. Descubra qual é o significado, os motivos pelos quais as pessoas comentam assim e em quais situações usar UP e AC:

UP no Facebook: qual o significado?

No Facebook, uma postagem fica em evidência e tem um alcance maior (aparece para mais pessoas no feedde notícias) logo após a publicação ou quando alguém faz um novo comentário.

O UP neste caso, é usado para movimentar uma postagem antiga, trazendo ela para o topo de um grupo ou para alcançar mais pessoas. Geralmente é usado em algum tópico que as pessoas se importam e querem obter mais respostas de outras pessoas, por exemplo.

O mesmo acontece quando se quer vender algo. Vamos supor que você está vendendo seu automóvel usado e publicou em um grupo do Facebook. Se não houver movimentação, é possível comentar “UP” na post para que ele tenha maior alcance entre os participantes e volte para as posições de topo do feed.

AC: qual o significado?

O AC, da mesma forma como UP, é usado com função semelhante. AC significa “Acompanhando”, quando alguém quer saber de atualizações em um determinado tópico, esperando mais respostas ou o desfecho de uma conversa, por exemplo.

Quando se faz um comentário em uma determinada publicação do Facebook, automaticamente, a plataforma enviará notificações de atualizações para os usuários que já comentaram antes. Como não há um botão ou uma função para acompanhar a publicação, é comum que os usuários escrevam apenas “AC” no tópico para ficarem a par das atualizações.

Por exemplo, seus familiares criaram um tópico para saber onde será a próximo restaurante do almoço da família. Então você pode comentar apenas “AC” para receber as atualizações e o que outros irão comentar.

Ward

Ward é um outro termo utilizado em comentários da rede social com a mesma função de AC, ou seja, para acompanhar o tópico e receber notificações. A origem do termo veio do jogo multijogador online League of Legends, onde Ward é um item utilizado no decorrer do jogo para revelar áreas do mapa ainda escondidas.