Ursal: o que é na política? Saiba sobre o significado e dossiê

Durantes os últimos debates presidenciais uma sigla entrou em discussão e ganhou grandes proporções nos meses que se seguiram: a URSAL ou no sentido completo, União das Repúblicas Socialistas da América Latina. A URSAL seria uma organização idealizada por movimentos e partidos de esquerda com o objetivo de instaurar o comunismo na América Latina.

O termo surgiu pela primeira vez em 2001 mencionado em um artigo escrito pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, que diz ter inventado o termo para, de forma irônica, criticar um encontro do Foro de São Paulo que havia acontecido em Havana, em Cuba.

Na época, a socióloga chegou a comentar que foi muito procurada e questionada sobre a real existência da URSAL que, apesar dela informar diversas vezes que se tratava apenas de uma invenção, logo se espalhou.

Em 2018, durante o período eleitoral o termo voltou à tona entre os candidatos à presidência da república Cabo Daciolo e Ciro Gomes. Na ocasião o candidato Cabo Daciolo mencionou uma possível participação de Ciro Gomes na organização da URSAL. Segundo Daciolo, Ciro Gomes seria um dos fundadores do Foro de São Paulo a participar do plano.

Ao final do debate, a sigla começou a ser incessantemente procurada nos mecanismos de busca e logo se popularizou na Internet. Foram centenas de memes, imagens e vídeos publicando e satirizando a situação. 

De acordo com Ciro Gomes, que respondeu ao questionamento do ex-bombeiro com ironia, ele não sabia do significado da sigla, tampouco do que ela se tratava, quem dirá então ter sido um de seus fundadores. “A democracia é uma delícia, uma beleza, dei por ela a vida inteira, e continuarei dando, mas ela tem custos”, disse o candidato na ocasião. A última frase acabou instigando ainda mais a curiosidade do público.

A URSAL trata-se de uma teoria concebida por participantes e integrantes de grupos de direita no Brasil. Para esses grupos, a URSAL seria uma organização responsável por criar e traçar experiências para instaurar o comunismo no continente.

Existe, também, um dossiê sobre a URSAL, que lista 100 motivos que explicariam a vontade da esquerda em implantar um regime comunista no Brasil e, mesmo com poucas razões para acreditar na existência do plano, a internet continuou disseminando informações sobre a sigla, hipóteses e probabilidades. 

Os memes tratavam o caso de forma irônica pelo fato do Cabo Daciolo ter acreditado na teoria e ter tido coragem de expor isso em rede nacional. Em um dos memes, foi publicada uma tática de futebol com uma seleção comandada por Neymar, Messi e Suárez no ataque.