Beijo no rosto: o que é e qual o significado?

O principal significado do beijo no rosto é a amizade. O ato pode demonstrar ainda afeto e carinho entre pessoas que se gostam, sejam amigos, namorados, parentes, familiares e etc. A forma de se beijar no rosto e o significado varia conforme a região ou país, na Europa Oriental, França e na Rússia por exemplo, os homens se beijam no rosto ao se cumprimentarem. Já no Brasil, isto não acontece dessa forma e o beijo no rosto varia de acordo com cada Estado, conforme veremos a seguir.

O beijo no rosto no Brasil como cumprimento é mais comum entre mulheres e entre homens e mulheres. Apesar disso, o hábito do beijo no rosto entre homens é popular em países da América do Sul como a Argentina e o Uruguai, herdados principalmente da cultura italiana e francesa. Entre conhecidos, demonstra um sinal de amizade. Para desconhecidos, quer dizer apenas “um prazer em conhecê-lo”.

No Estado do Rio Grande do Sul, é comum dar três beijos no rosto quando amigos se encontram, já no Rio de Janeiro, são dois beijos. Em São Paulo, a norma é apenas um beijo. De maneira geral, os lábios não encostam as bochechas, apenas as faces se tocam e o beijo é dado “ao ar” com o som de “smack”.

Na América do Norte por exemplo, o beijo no rosto não acontece e o comum é apenas o conhecido “aperto de mãos”.

O beijo no rosto efetivo, aquele que os lábios tocam a face, é mais comum para demonstrar afeto, como no caso de casais.