Adsumus: o que é, significado, definição e conceito

Também conhecido como o lema dos Fuzileiros Navais, Adsumus é uma palavra com origem no latim “adsum”– estar presente – e que significa “estamos presentes” ou “estamos juntos”.

Adsum é a junção de duas palavras no latim, onde Ad significa estar próximo e chegar perto de algum lugar e Sum significa ser, existir ou estar.

O termo Adsumus começou a ser utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil em 1958 – após sugestão da Sra. Violeta Telles Ribeiro, esposa do Almirante Fuzileiro Naval Leônidas Telles Ribeiro – e representa prontidão e união, para servir onde e quando é necessário. A ideia de utilizar essa expressão é marcar presença e estar sempre atento, estar sempre em prontidão.  

O Corpo de Fuzileiros Navais pertence à Marinha do Brasil, que atua em todo o território nacional, incluindo regiões ribeirinhas no Pantanal e Amazônia, além de todo o litoral do país. Atualmente, o CFN trabalha em auxílio de populações carentes nessas regiões, além de zelar pela segurança de embaixadas brasileiras em outros países, como Paraguai, Haiti, Argélia e Bolívia.

É comum que os fuzileiros utilizem o termo antes de uma operação específica ou para responder ao comando superior ao perguntarem se as tropas estão prontas, se estão preparadas.

Essa palavra também foi escolhida para nomear uma operação de combate a crimes contra a administração pública da Bahia, no ano de 2017. De lá para cá, já são 15 fases na chamada Operação Adsumus, deflagradas pela Polícia Militar de cada Estado do Brasil.