Ajayô: o que é, significado, definição e conceito

O que significa Ajayô?

A expressão “Ajayô” é uma saudação africana a Oxalá, um dos mais importantes Orixás do Candomblé. Ela é usada como forma de cumprimento, para saudar alguém que chega, ou vai embora de determinado local. Ajayô também é utilizada com sentido semelhante à expressão “se Deus quiser”, ou à palavra “tomara”.

Popularizada por Carlinhos Brown em sua participação no programa de TV The Voice Kids, a expressão Ajayôdespertou a curiosidade de muitos brasileiros que, até então, não conheciam a saudação. Brown tornou o Ajayô um símbolo de positividade para quem desconhecia o significado original do termo.

Entretanto, no carnaval baiano, Ajayô já era utilizada muito antes de sua popularização no The Voice Kids pelos Filhos de Gandhy, um grupo de afoxé tradicional do carnaval da Bahia.

Qual é a origem de Ajayô?

Uma das teorias sobre a origem da expressão Ajayô é a sua ligação com as religiões africanas, com o Candomblé e com o sopro de saudação a Oxalá. No Candomblé, esse importante Orixá é um símbolo de paz e da força de criação.

No entanto, a principal teoria para a origem da saudação Ajayô é a sua criação pelos Filhos de Gandhy durante o carnaval da Bahia. Esse grupo, criado em 1949 somente como bloco de carnaval, passou a denominar-se afoxé em 1951. A partir de então, os Filhos de Gandhy começaram a cantar músicas africanas e adotaram o Candomblé como religião. Uma de suas tradições é o grito de “Ajayô! Ajayô! Ajayô!” pelos cantores do trio elétrico.