Oxóssi: o que é, significado, definição e conceito

Oxóssi

Okê Arô! Essa é a saudação a Oxóssi, um dos principais Orixás das religiões Umbanda e Candomblé. Filho de Iemanjá e Oxalá, Oxóssi é considerado o Rei das Matas e a divindade do conhecimento.

O nome Oxóssi tem como significado “guardião popular” e tem origem na língua africana iorubá. A representação desse Orixá é a figura de um homem que carrega em suas mãos um arco e flecha, o que contribui ainda mais para a imagem de guardião de Oxóssi.

Segundo a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é o Orixá da mata e de todos os que habitam a floresta. Ele relaciona-se à caça, à busca por alimentos e é responsável por prover refeições a todos que o procuram.

Seu conhecimento como Rei das Matas faz de Oxóssi um sábio guerreiro, sempre em sintonia com a natureza, a vegetação e os animais. Ele é responsável pelo equilíbrio do ecossistema e meio ambiente e protege tudo o que é natural.

Atualmente, Oxóssi é considerado o Orixá defensor das pessoas que trabalham todos os dias pelo sustento de seus familiares.

Ensinamentos de Oxóssi

Os ensinamentos principais desse Orixá estão muito relacionados a sua relação com a natureza e ao domínio da caça. Veja a seguir o que nos ensina Oxóssi:

  • Paciência: virtude essencial de qualquer caçador, que aguarda o tempo que for necessário para atacar a sua presa. Da mesma forma, deve-se ter paciência no dia a dia e aguardar o momento certo das coisas.
  • Assertividade: precisão na escolha, para Oxóssi, também é uma virtude necessária a qualquer caçador. A paciência e a observação levam a uma escolha correta.
  • Foco: a concentração é, sem dúvidas, indispensável para a caça. Na vida, Oxóssi ensina a importância de ter foco em nossos objetivos.
  • Conhecimento: Oxóssi é um grande sábio da natureza e nos ensina a sempre buscarmos conhecimento, pois só assim conseguiremos enfrentar desafios e obter sucesso.
  • Coragem: é uma das principais características desse Orixá. Ele nos ensina a enfrentarmos nossos problemas sem medo.

Sincretismo religioso de Oxóssi

O sincretismo de Oxóssi são os santos São Sebastião e São Jorge.

Filhos e filhas de Oxóssi

Os filhos e filhas de Oxóssi têm como principal característica o fato de serem agradáveis e comunicativas, o que as torna excelentes companhias. São pessoas de bom humor, que gostam de sair à noite.

Assim como Oxóssi, seus filhos e filhas são verdadeiros guerreiros, determinados e focados em seus objetivos. São pessoas persistentes e que dificilmente se deixam abater, o que as torna trabalhadoras dedicadas e competentes.

Quando estão bravos, os filhos de Oxóssi são sérios e ferem com as palavras. Magoam-se com facilidade em relacionamentos e amizades, mas são pessoas extremamente dedicadas e protetoras. Não aceitam mentiras e odeiam serem enganados.